SindoIF SSind agenda reunião com o Reitor do IFRS
O SindoIF SSind – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – agendou reunião com o Prof. Júlio Heck, Reitor do IFRS, para a próxima sexta-feira, 24, as 9h30min na Reitoria da Instituição em Bento Gonçalves.
Na pauta da reunião, solicitada por nossa Seção Sindical, estão alguns temas que preocupam os professores e professoras do IFRS, em especial associados à política de ensino, ao combate ao preconceito e ao assédio e, ainda, temas de interesse específicos dos/as docentes.
Na pauta inicial da reunião, proposta pelo SindoIF ao Reitor do IFRS, constam:
1. Cumprimento da priorização do Ensino Médio Integrado e do PROEJA no IFRS;
2. Combate interno contra casos de racismo, machismo e assédios moral e sexual;
3. Minuta sobre proposta de Instrução Normativa de registros de frequência de servidores.
No primeiro item levaremos nossa defesa da necessidade do IFRS cumprir, de forma institucional e em cada campus, o preceito legal que indica que ao menos 50% das vagas nos cursos regulares devem ser para o ensino médio, com prioridade para o integrado e o Proeja. Achamos fundamental que, no momento em que a Instituição debate seu PDI para 2019-2024, se estabeleça que nenhum campus poderá deixar de ofertar vagas nas modalidades de ensino médio integrado e de ensino de jovens e adultos, bem como seja garantido o respeito a previsão legal no que se refere aos cursos de licenciatura.
No item sobre combate ao assédio, ao racismo e ao machismo, iremos apresentar ao Reitor nossa preocupação com o aumento de casos e denúncias de xenofobia e de desrespeito aos direitos humanos no IFRS. Nossa compreensão de que se faz necessário um diagnóstico sobre o tema, com vistas a implantar uma política de enfrentamento ao racismo, ao machismo e a todos os tipos de assédio na Instituição. Levaremos ao Reitor a defesa da proposta da composição de um Grupo de Trabalho, com a participação dos sindicatos, que possa apresentar ao Conselho Superior do IFRS um diagnóstico e uma proposta efetiva de enfrentamento ao problema no âmbito institucional.
No que se refere a nova minuta de IN para registro de frequência, divulgada pela DGP na última semana, queremos propor ao Reitor a ampliação do debate e a construção de um documento que respeite as normativas institucionais vigentes, como é o caso das Resoluções 81 e 82/2011, e que a regulamentação seja aprovada no Conselho Superior do IFRS. Entendemos que o debate sobre uma normativa de registro e controle de frequência não pode ficar apenas no âmbito da DGP, da CPPD e da CIS, devendo ser ampliado para todos/as os/as servidores/as da Instituição, nos campi e na Reitoria.
Após a reunião com o Reitor iremos ampliar, em nossa página, os resultados do encontro.