Sindicatos criam um coletivo de unidade de ação no IFRS

Por sindoif

Ainda sem um nome definido, grupo irá reunir seis diferentes organizações sindicais com base no IFRS e pretende encaminhar pautas conjuntas de interesse de docentes e de técnico-administrativos em educação, além da defesa da educação pública, da Rede Federal e do serviço público. Saiba mais.

Em reunião online ocorrida na quinta-feira, 26 de agosto, seis organizações sindicais que atuam no IFRS iniciaram o processo de construção unitária de encaminhamentos conjuntos no âmbito da instituição. O coletivo sindical irá reunir duas seções do ANDES-SN, dois sindicatos vinculados a FASUBRA e duas seções do SINASEFE, entidades nacionais que atuam em pautas conjuntas há muito tempo.

As organizações sindicais locais que irão integrar, inicialmente, a construção deste coletivo no IFRS são:

✊🏽 Aprofurg – Seção do ANDES-SN

✊🏽 Aptafurg Sindicato – Filiado a Fasubra

✊🏽 Assufrgs Sindicato – Filiado a Fasubra

✊🏽 Sinasefe Seção Bento Gonçalves

✊🏽 Sinasefe Seção Sertão

✊🏽 SindoIF – Seção do ANDES-SN

O nome, logomarca e estrutura do coletivo sindical ainda não foram definidos, mas a ideia central é criar um polo unitário de luta em defesa da educação pública, dos institutos federais e das demandas específicas de servidores e servidoras federais dos segmentos representados pelos respectivos sindicatos, além de apoiar a organização de estudantes e de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados no âmbito do IFRS, bem como prestar solidariedade e apoiar as causas de toda classe trabalhadora.

Uma das primeiras pautas que terá abordagem e encaminhamento conjunto pelos 6 sindicatos será a proposta de retorno presencial e/ou híbrido no IFRS, recentemente apresentada pela Reitoria da instituição, tendo como base um documento elaborado pelo Conif (leia mais aqui).

Ações conjuntas em relação a PEC 32 – Reforma Administrativa, bem como outros ataques do governo Bolsonaro à classe trabalhadora, também serão objeto de encaminhamentos coletivos de parte das 6 organizações sindicais no IFRS.

As entidades sindicais vinculadas ao ANDES, FASUBRA e SINASEFE querem, ainda, atuar conjuntamente em pautas de solidariedade e de apoio às comunidades em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe nosso conteúdo