Dia do Basta – 10/8 – paralisação aprovada no IFRS
Paralisação aprovada no Dia do Basta – 10 de agosto.
A assembleia geral do SindoIF – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – aprovou nesta terça (7) a adesão dos professores e professoras dos campi de sua base sindical na paralisação do Dia do Basta. A decisão foi informado ao Reitor do IFRS e aos Diretores-Gerais dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão.
Reunidos/as no Campus Porto Alegre os professores e professoras deliberaram pela participação nas atividades agendadas pelas centrais sindicais e a adesão a paralisação convocada para o dia 10 de agosto.
Segue a agenda de mobilização para o 10 de agosto:
8h30min: mobilização junto à Fecomércio (Alberto Bins, 665);
10h: ato na Praça da Matriz; após seguiremos até a sede do TRT/RS, na Av. Praia de Belas.
Nesta segunda-feira (6), o ANDES-SN divulgou, por meio da Circular 239/18, o manifesto do Fonasefe para o Dia Nacional de Lutas. No texto, o fórum ressalta a importância de lutar contra a Emenda Constitucional (EC) 95, do Teto de Gastos, que tem agravado os ataques aos serviços e aos servidores públicos. O Fonasefe também inclui na pauta do 10 de agosto a luta pela data-base dos servidores públicos, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os efeitos perversos do Teto de Gastos para os serviços públicos, um tem ganho destaque nos últimos dias: os cortes na pesquisa científica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior anunciou no dia 2 de agosto que, caso os cortes impostos pela EC 95 sejam mantidos, todas as bolsas ofertadas pela instituição serão suspensas.
O ANDES-SN incorporou a data em sua agenda de lutas e convoca toda a categoria docente a participar da organização das atividades nos estados. Segundo Antonio Gonçalves, presidente do Sindicato Nacional, a mobilização de 10 de agosto é fundamental para retomar a unidade na luta contra os ataques do governo de Temer e o Dia de Lutas e Paralisações poderá servir como um impulso para a retomada de construção de uma Greve Geral no país.
“Estamos no esforço de construção da unidade e acreditamos que, como a maioria das centrais sindicais estão indicando o 10 de agosto como Dia de Lutas, teremos uma grande mobilização. Esperamos, com isso, acumular forças para construir a Greve Geral e derrotar as contrarreformas de Temer. O ANDES-SN vai jogar peso nessas atividades e estimular as seções sindicais a construir e participar dos atos para combater os ataques que estão se intensificando, como as contrarreformas, a Emenda Constitucional 95, a terceirização, a Portaria 193 de realocação dos servidores, a Escola Sem Partido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que sinaliza reajuste zero”, comentou o docente.
Venha conosco!! Sindicato é pra lutar, não para assistir!