Representantes do SindoIF falam na UFRGS sobre o golpe de 2016
No último dia 22, como parte de Curso de Extensão sobre o Golpe, as representantes do SindoIF SSind, Andréia Meinerz e Manuela Finokiet, estiveram no Campus Litoral Norte da UFRGS para falar sobre “O golpe de 2016 e o ataque aos direitos das mulheres“.
O debate abordou temas como a desigualdade de gênero e étnico-racial no contexto do golpe ocorrido em 2016, que foi dirigido contra a 1ª mulher a presidir o Brasil em sua história. Diferentes temas da luta feminista foram abordados, como a luta pela descriminalização do aborto no país, na América Latina e no mundo e os casos de assédio sexual e moral contra mulheres.
Tendo em vista inúmeros relatos de assédio sexual no IFRS, um coletivo de mulheres esteve reunido na tarde de quarta-feira 22 de agosto, no campus Osório. O grupo iniciou a construção de um Manifesto de Mulheres do IFRS, o qual foi entregue em mãos para o Reitor e sua equipe na reunião com o SindoIF SSind, na sexta feira dia 24.
Sobre a questão do assédio, o ANDES-SN deliberou, em seu 63º Conad ocorrido em Fortaleza no último mês de julho, que o próximo 17 de outubro será o Dia Nacional de Luta contra o Assédio Sexual e Moral. Todas as seções sindicais de nosso Sindicato Nacional estão preparando, desde já, atividades para marcar a luta contra as diferentes formas de assédio.
Seguem algumas fotos do curso de extensão “O golpe de 2016 e o ataque aos direitos das mulheres”.