Atos contra o fascismo tomam nossas ruas e praças
No sábado, 29, em ato convocado pelas mulheres, multidões tomaram as ruas das principais cidades do país e do exterior para dizer #EleNão.
Há exatamente uma semana da votação de 7 de outubro, milhares de pessoas foram às ruas contra o candidato do PSL à Presidência da República, representante de ideias fascistas na eleição presidencial. Os maiores protestos ocorreram em São Paulo, no Largo da Batata, e no Rio de Janeiro, na Cinelândia. Em Porto Alegre, o ato ocorreu junto ao Monumento do Expedicionário, na Redenção. Segundo o portal G1, os atos contra o fascismo ocorreram nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Em vários países brasileiras/os compareceram aos atos do #EleNão, como na Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra, EUA, Itália, França, dentre outros.
Os atos de rua foram convocados a partir das redes sociais, em ampla mobilização a partir do hashtag ‘EleNão’. Os atos se somam as recentes manifestações de artistas, esportistas e intelectuais que apontaram a possibilidade da eleição de Jair Messias como uma “ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial“.
Seguem algumas imagens do ato em Porto Alegre. A imagem em destaque nesta matéria é de autoria de Adriana Pancotto, com edição de Yuri Machado Kapron. As demais fotos foram tiradas por Manuela Finokiet e André Martins.