Campus Restinga recebeu o circuito Assufrgs/Andes
Nesta terça, 02/04, o Circuito Assufrgs & Andes no IFRS – Diálogos sobre a Previdência Pública – chegou ao Campus Restinga e mobilizou estudantes, docentes, técnico-administrativos em educação, trabalhadores terceirizados e a comunidade externa do bairro Restinga na capital gaúcha.
A Assufrgs Sindicato e o Sindoif ANDES IFRS realizaram mais uma etapa do Circuito de Diálogos sobre Previdência Pública no IFRS, desta vez no auditório 513 do Campus Restinga. O evento iniciou as 16h da terça-feira, 02, e durante aproximadamente 2h levou a comunidade interna e externa da Restinga a refletir sobre a proposta de desmanche da previdência elaborada por Bolsonaro e Guedes.
A mesa foi composta pelo coordenador da Assufrgs Sindicato, Alaor Ribeiro, pelo presidente do Sindoif – Seção do ANDES-SN no IFRS, André Martins, e pelo advogado trabalhista Guilherme Monteiro, da CSPM Advogados, que representou a assessoria jurídica de ambos sindicatos. Na parte inicial da atividade, os integrantes da mesa ressaltaram os aspectos mais duros da proposta de desmanche da previdência pública, em especial a capitalização que irá entregar o futuro do(a)s brasileiro(a)s ao sistema financeiro, caso a proposta seja aprovada.
Na abertura dos debates ao público presente, o(a)s estudantes tomaram a palavra para opinar sobre a proposta da PEC 06/2019 e para expressar suas dúvidas em relação a crise e seus desdobramentos para o futuro do país. No contexto do debate suscitado pelo(a)s estudantes, foi possível abordar temas como a reforma trabalhista, a emenda 95 (teto dos gastos) e a repercussão dessas políticas no contexto da retirada de direitos que culminam com o desmanche da previdência.
No final da atividade foi ressaltada a importância do uso de mídias alternativas para comunicar à sociedade a perversidade da proposta de desmanche da previdência e a necessidade de se construir uma Greve Geral para enfrentar a PEC 06/2019.
Na próxima quinta, dia 04, será a vez do Campus Canoas receber o Circuito Assufrgs & Andes no IFRS. Venha debater conosco o desmanche da previdência. Fortaleça seu sindicato como ferramenta de luta para garantir a segurança e o futuro de sua aposentadoria. Não deixe seu futuro na mão dos bancos. Lute pelo futuro de seus filho(a)s e neto(a)s.
Veja a seguir algumas imagens do evento no Campus Restinga.