Estudantes do IFRS confeccionam faixas em defesa da educação e do conhecimento

Estudantes do IFRS promoveram um ato em defesa da instituição e contra os cortes promovidos pelo governo Bolsonaro, nesta quarta-feira (29), estendendo três grandes faixas no prédio do Campus Porto Alegre, no centro da capital gaúcha.

As faixas foram estendidas de uma janela do último andar do prédio utilizando a técnica do rapel. Do alto do prédio as três faixas gigantes foram desfraldadas pela parede do prédio, cada uma delas com um significado especial. Quem desceu o prédio utilizando rapel foi o professor Cassiano Pamplona Lisboa.

Segundo Renata Becker, que integra o grupo de estudantes que planejou o ato, a faixa verde faz referência a personagens que lutaram pela educação como Paulo Freire, José Pacheco, Darci Ribeiro e Tião Rocha. A faixa vermelha homenageou lutadores e lutadoras sociais que dedicaram suas vidas por direitos, como Chico Mendes, Marielle Franco, Dorothy Stang e Malala. E a faixa branca carrega a marca do IFRS e homenageia o berço da Filosofia e os livros como fonte de conhecimento.

“Decidimos colocar essas faixas no prédio para tornar visível para fora a luta que já está acontecendo aqui dentro do instituto em defesa das universidades e dos institutos federais. É um marco da nossa luta que prosseguirá com a mobilização desta quinta-feira que iniciará às 7 horas da manhã aqui no instituto”, disse Renata Becker.

Foto da capa: Carol Rangel (Sul21)