Cores e sons do tsunami da educação na úmida e fria capital gaúcha

O 30 de Maio em Porto Alegre foi frio, chuvoso, alegre, colorido e de luta. Veja detalhes do Tsunami da Educação na capital gaúcha.

O frio e chuvoso 30 de maio de 2019 em Porto Alegre foi marcado pela alegria dos estudantes e pelas cores de suas bandeiras.

O Segundo Dia Nacional de Luta pela Educação na capital gaúcha começou na quarta, 29, quando estudantes, técnicos e professores do IFRS Campus Porto Alegre estenderam, usando técnica de rapel, 3 diferentes faixas na fachada do prédio da instituição.

As faixas foram usadas no dia seguinte, 30, para marcar a caminhada dos estudantes e servidores do IFRS contra os cortes na educação e pelo direito de ensinar e aprender. Uma das faixas homenageou educadores, como Paulo Freire, Darci Ribeiro, José Pacheco e Tião Rocha. A outra faixa homenageou lutadores sociais, como Marielle Franco, Chico Mendes, Dorothy Stang e Malala. As faixas homenagearam, ainda, nomes da ciência e da tecnologia, como Alan Turing e a jovem pesquisadora brasileira Juliana Estradioto.

Veja detalhes da instalação das faixas na fachada do prédio do IFRS-POA no vídeo a seguir.

O dia 30

Na manhã do dia 30 as atividades aconteceram em cada instituição federal. No Campus Viamão do IFRS foram organizadas aulas públicas e um salchipão que reuniu estudantes e servidores em confraternização.

A mobilização no turno da tarde foi centralizada no Campus Porto Alegre, com o deslocamento de estudantes de Alvorada, Restinga e Viamão para o centro da capital, a partir do apoio do Sindoif – Seção do ANDES no IFRS – e da Regional RS do ANDES-SN, que viabilizaram a contratação de transporte. A alegria foi a marca do ‘esquenta’ para o ato final, como se observa no vídeo a seguir.

O ato final

Na sequência, em caminhada pelas ruas do centro da capital gaúcha, os estudantes e servidores do IFRS se dirigiram até o prédio da Faculdade de Educação da UFRGS, para encontrar os colegas e estudantes das universidades e começar o deslocamento até a Esquina Democrática.

Em um final de tarde frio e chuvoso, a capital gaúcha assistiu ao desfile de cores, cânticos e palavras de ordem dos estudantes e trabalhadores em educação. Veja a seguir algumas imagens do 30M na capital gaúcha.