Governo pagou reforma da previdência com verba da educação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu nesta sexta-feira (16), que o o governo usou R$ 926 milhões do orçamento destinado à Educação para o pagamento de emendas parlamentares com objetivo de aprovar a reforma da previdência.

O valor equivale a 16% do total bloqueado no MEC este ano (cerca de 6 bilhões). “São emendas para projetos específicos, aí foi um corte“, disse Weintraub à Folha de São Paulo. De acordo com o ministro, a aprovação da reforma criará um ambiente favorável para a retomada da atividade econômica.

Weintraub tem admitido a possibilidade de revisão no contingenciamento de recursos das universidades e institutos federais, mas afirmou que o remanejamento de R$ 926 milhões para outras áreas representa um corte definitivo no orçamento da educação.

Esse corte, segundo o ministro, atinge ações como o apoio à manutenção da educação infantil, concessão de bolsas na educação superior e básica, bem como apoio ao funcionamento das instituições federais de ensino.

As declarações de Weintraub ocorreram durante entrevista coletiva, em Brasília, para tratar de novas universidades portuguesas que passaram a aceitar o ENEM para seleção de estudantes.

Fonte: Folha de São Paulo.

Charge: Carlos Latuff, originalmente publicado no Brasil 247.