Assembleia docente aponta caminhos para a luta

Na quinta, 22, os professores e professoras da base do Sindoif SSind reuniram-se em assembleia geral para avaliar as atividades de 13 de agosto e debater o futuro da luta contra os desmanches do governo Bolsonaro. Veja detalhes a seguir.

O auditório Prof. Dr. Rui Cruse, do Campus Porto Alegre, recebeu no dia 22/8 a assembleia docente convocada pelo Sindoif ANDES IFRS em cuja pauta se destacava o debate acerca das estratégias de luta, inclusive a possibilidade de greve continuada da categoria. A assembleia geral iniciou com os seguintes informes:

O prof. André Martins comentou sobre a reunião do setor das federais (IFES) do ANDES-SN que irá ocorrer em 24 e 25/8. Também informou sobre a Moção contra o Future-se aprovada no Consup do IFRS por unanimidade em 12/8.
O prof. Marcelo Siqueira Campos comentou que irá representar o Sindoif no Seminário Carreira e Verbas do ANDES-SN que irá ocorrer na Unirio entre 23 e 25/8. Também informou a decisão do Colégio de Dirigentes do IFRS decidiu por remanejar recursos dos campi para propiciar que nenhum campus pare antes de outro.
O prof. Mário San Segundo relatou as atividades da Comissão Nacional de Mobilização (CMN) do ANDES-SN na semana de 5 a 9 de agosto, quando foi aprovada em 2º turno o desmanche da previdência na Câmara Federal.

Após uma rodada de avaliações sobre os atos de 13 de agosto em Porto Alegre e na região metropolitana e debates sobre as alternativas de encaminhamento da luta contra os desmanches de Bolsonaro, os/as presentes encaminharam as seguintes deliberações:
1) Não acatar neste momento um indicativo de greve continuada da categoria;
2) Propor que o ANDES-SN acate a sugestão do Sinasefe de construção de dois dias subsequentes de paralisação no mês setembro, em datas ainda não definidas;
3) Integrar o Sindoif SSind nas atividades do Grito dos Excluídos em 7 de setembro;
4) Elaborar um novo panfleto sobre o Future-se para que os/as filiados/as, junto com técnicos e estudantes, possam passar em sala de aula no seu respectivo campus;
5) Elaborar novos materiais para comunicação sindical com a comunidade (adesivos bottons, …) tratando dos ataques contra a educação pública.

No ponto de pauta seguinte a assembleia geral debateu a proposta de resolução que trata do fluxo de alteração de regime de trabalho docente no IFRS. A deliberação foi por apoiar a proposta de resolução sobre mudança de regime de trabalho docente no IFRS, trabalhando pela exclusão do regulamento que não estava na proposta original e foi inserido a partir do parecer da CLNRRR.

No último ponto de pauta os professores e professoras debateram a proposta de avaliação docente pelo discente apresentada pela CPA do IFRS. Nesse tema foi deliberado que os docentes devem atentar para a possibilidade de sugestões de alteração no questionário da CPA, para que a ferramenta possa ser melhorada. Também foi indicado que o Sindoif ANDES IFRS deverá buscar, junto ao Consup e à Reitoria do IFRS, a elaboração de uma normativa que dê conta de disciplinar eventuais vazamentos de informações relativos à avaliações individuais, em especial as que tenham por objetivo constranger o exercício docente e o direito de cátedra.

Em assuntos gerais foram relatados desdobramentos de casos de assédio que a Diretoria do Sindoif SSind tratou recentemente com a Reitoria do IFRS.