Sindoif lança material de luta contra o FUTURE-SE

Por deliberação de assembleia geral, o Sindoif ANDES IFRS preparou um folheto sobre o FUTURE-SE que será usado para atividades em sala de aula. Veja detalhes.

A Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS preparou um material para diálogo com estudantes e comunidade externa, pautando a luta contra o projeto FUTURE-SE.

Na preparação do material foi contatado o chargista Alisson Ortiz Affonso, de Rio Grande, um dos artistas que foi censurado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre recentemente. O Sindoif SSind  solicitou a cedência de uma das charges da mostra “Independência em Risco” – que foi cancelada por determinação da presidente do parlamento da capital gaúcha, vereadora Mônica Leal (PP).

O chargista Alisson cedeu o direito de uso da arte ao lado, uma charge sobre o FUTURE-SE, para uso em materiais de divulgação do Sindoif ANDES IFRS.

Dialogando com a charge foram elaborados textos que descrevem os desdobramentos de uma eventual aplicação do projeto FUTURE-SE nos institutos federais, com destaque para:

Possibilidade de fechamento de campus ou cobrança de mensalidades, em especial para as localidades mais distantes dos grande centros urbanos e/ou que trabalhem com comunidades vulneráveis;

Possível extinção de cursos, especialmente nas modalidades de ensino médio integrado (EMI), PROEJA e licenciaturas.

Os folhetos serão distribuídos a partir de segunda-feira, 9, para os campi da base do Sindoif SSind. A ideia é que professores e professoras sindicalizado(a)s passem em salas de aula para conversar com estudantes e colegas. Veja abaixo como ficou a arte final do material que será impresso no tamanho meio A4.