MEC sugere “reality show” para atrair doações às IFE

O governo federal sugeriu que o FUTURE-SE venha a dispensar licitação para empresas juniores e apresentou um plano de arrecadação para as Instituições Federais de Ensino baseado no ‘criança esperança’.

Em entrevista ao Globo concedida em 20/9, o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, afirmou que o governo quer derrubar a necessidade de licitação para a contratação de empresas juniores por parte do Poder Público. A medida estaria contemplada no FUTURE-SE, projeto de captação de recursos para o ensino superior que o Ministério da Educação planeja encaminhar ao Congresso.

O objetivo seria facilitar que as instituições de ensino superior e as empresas juniores captem recurso próprio, explicou o secretário. Hoje, para serem contratadas pelos governos federal, estadual ou municipal, essas instituições precisam vencer licitações.

“Queremos que tudo que é contratado de empresas juniores e universidades seja dispensado de licitação por notório saber. Isso ajudará muito na obtenção de receitas próprias” disse o secretário na entrevista ao Globo.

Arnaldo Barbosa de Lima Júnior também adiantou planos de fazer uma espécie de “Criança Esperança” para estimular doações a universidades federais, com a busca ativa de ex-alunos. A ideia é mostrar as pesquisas e as pessoas envolvidas, suas histórias de vida, a fim de aproximar o público com capacidade de doar.

Em outra das várias referências que fez aos planos da pasta com o setor privado, o secretário disse ainda que quer atrair investidores para construir uma cadeia de “Ibis” para alojamento estudantil.

Debate sobre financiamento da educação

Na próxima quarta, 25, o Sindoif ANDES/IFRS, a Seção do ANDES na UFRGS, a Assufrgs, a APG/UFRGS, o DCE da UFRGS e o DCE da UFCSPA promovem um debate sobre o financiamento das instituições federais de ensino.

O evento faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa da Ciência e Tecnologia Públicas e contará com a presença do Prof. Nelson Cardoso Amaral, da UFG e da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca).

A atividade ocorrerá na sala 605 da FACED/UFRGS, a partir das 9:30h de 25 de setembro. Venha debater o desfinanciamento da educação federal contida no projeto FUTURE-SE e as alternativas de financiamento público para as instituições federais de ensino.