MEC diz que ‘Future-se’ vai contratar sem concurso

O MEC anunciou na segunda-feira, 23, que vai exigir que universidades, institutos federais e CEFET que optarem pela adesão ao “Future-se” contratem servidores sem concurso público.

O ministro da educação, Abraham Weintraub, anunciou em entrevista ao Estadão que irá estimular que as instituições federais de ensino contratem pessoal, tando docente quanto técnico-administrativo, usando a CLT.

As Faculdades e Universidades que aderirem ao Future-se vão ter de passar a contratar via CLT e não mais via concurso público“, disse Weintraub. Para o ministro “o modelo é mais barato para o governo e dá menos benefícios aos servidores“.

Embora Weintraub afirme que os servidores contratados por esse novo sistema manteriam sua estabilidade, o STF decidiu, em 2018, que empregados de empresas públicas e de sociedades de economia mista, regidos pela CLT, não fazem jus à estabilidade.

Contratar sem concurso serve apenas para instrumentalizar e descaracterizar o serviço público“, comentou o presidente do Sindoif ANDES/IFRS, André Martins. “A ideia do ministro é alocar, dentro das universidades e institutos federais, pessoal indicado por político aliado ou identificado com a ideologia do governo, sem se preocupar com a capacitação para o exercício da função“, completou.