Reforma da previdência aprovada sob silêncio do país

Reforma da previdência, que fará os brasileiros morrer trabalhando, é aprovada em segundo turno no Senado sob silêncio ensurdecedor das ruas e das Centrais Sindicais.

A reforma da previdência, um dos ataques mais brutais contra os/as trabalhadores/as, que nos fará trabalhar até morrer, foi aprovada em segundo turno no Senado e seguirá diretamente para promulgação pelo plenário do Congresso Nacional.

Por 60 votos contra 19, o Senado confirmou em 22/10 a proposta da reforma da previdência em segundo turno e concluiu no dia seguinte, 23, a votação das emendas sem que tenha ocorrido mudança significativa em relação ao texto aprovado na Câmara Federal.

Com a reforma, o governo e o Congresso jogam nas costas da classe trabalhadora a conta da crise destruindo direitos que os trabalhadores conquistaram com muita luta há décadas. Além disso, avançam no desmonte dos serviços públicos e da privatização, para entregar de mãos beijadas o país e seu patrimônio.

Enquanto isso, as maiores centrais sindicais, que organizam a maior massa de trabalhadores/as do país, permanecem em um silêncio ensurdecedor.

Não se deve esquecer que centrais sindicais negociaram com interlocutores do Congresso, no intuito de minimizar os ataques às burocracias sindicais (veja aqui). No dia 1º de outubro, data em que ocorreu a votação da reforma em primeiro turno no Senado, as principais centrais sindicais sentaram com Rodrigo Maia (DEM), um dos principais articuladores deste ataque.