Professore(a)s do IFRS aprovam ESTADO DE GREVE

Os professores e professoras do IFRS nos 7 campi da Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre aprovaram por ampla maioria a indicação de ESTADO DE GREVE proposta pelo ANDES-SN. Veja detalhes.

A partir de uma assembleia geral descentralizada que passou em cada um dos 7 campi que compõem a base do SINDOIF – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – os professores e professoras dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão aprovaram a proposta de ‘estado de greve’ por 61 votos favoráveis e 4 abstenções, sem nenhum voto contrário.

A assembleia geral descentralizada teve pauta única e foi aberta em 18/11 no Campus Rolante. Passou pelo Campus Restinga em 19/11, pelo Campus Porto Alegre em 21/11 e no Campus Osório em 22/11 – fechando a primeira semana de debates. Na semana seguinte a assembleia foi ao Campus Alvorada em 24/11 e ao Campus Canoas em 25/11. O encerramento aconteceu em 03/12 no Campus Viamão.

A participação de 65 professores e professoras na assembleia descentralizada, em uma base que tem aproximadamente 480 docentes ativos e muito poucos aposentados, foi considerada positiva pelo presidente do Sindoif, André Martins. “A presença de mais de 10% da base em assembleia presencial mostrou o acerto de fazer este debate de forma descentralizada”, disse André. “A ideia é manter este formato para debater, em cada campus, uma eventual proposta de greve por tempo indeterminado”, completou.

A decisão dos professores e professoras da base do Sindoif SSind será comunicada ao ANDES-SN na reunião dos setores que irá ocorrer nesta quarta, 4, em Brasília. A proposta de estado de greve está sendo debatida em todas as seções sindicais de universidades, institutos federais e CEFET. Na reunião conjunta dos setor das IFES (federais) e das IEES/IMES (estaduais e municipais), o ANDES-SN irá verificar se houve indicação majoritária em favor da proposta de estado de greve.

No IFRS a manifestação amplamente majoritária dos docentes mostra a vontade de professores e professoras em enfrentar as políticas de ataques do governo. O Sindoif irá procurar a Assufrgs, que representa os técnico-administrativos nos mesmos 7 campi da mesorregião – e que também está em estado de greve desde o final do mês de outubro – para propor a construção de um calendário unificado de mobilização no IFRS.