Fortalecer o SUS e a educação pública contra o coronavírus

Por sindoif

Em 18 de março – GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO – faremos atividades em espaço aberto e sem aglomerações, respeitando os protocolos de segurança e prevenção estabelecidos para o enfrentamento ao coronavírus. Veja detalhes.

O Fórum das Entidades Estudantis e Sindicais da UFRGS, UFCSPA e IFRS, que reúne Assufrgs Sindicato, Seção do ANDES na UFRGS, APG UFRGS, DCE UFRGS, DCE UFCSPA, FENET e SINDOIF, decidiu realizar exclusivamente atividades em espaço aberto e sem aglomerações no dia 18 de março.

A GREVE DA EDUCAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO (18M) foi mantida, enquanto o ato público previsto para a esquina democrática em Porto Alegre foi cancelado (leia ao lado nota de esclarecimento).

DEFESA DO SUS E REVOGAÇÃO DA EC/95

As entidades estudantis e sindicais vão elaborar faixas em defesa do SUS e da educação pública e exigindo a imediata revogação da EC/95 (teto dos gastos).

A partir das 17h de 18 de março as faixas serão abertas em esquinas movimentadas da cidade, sem obstruir o fluxo de veículos (apenas quando o semáforo estiver fechado). Não haverá aglomeração e poucas pessoas serão destacadas para essa atividade em espaço aberto. Não haverá distribuição de outros materiais, apenas a abertura das faixas.

As 18:30h o Fórum fará uma LIVE na internet com o tema “DEFENDER O SUS E A EDUCAÇÃO PÚBLICA CONTRA O CORONAVÍRUS”, que será compartilhado na plataforma das entidades (assista no Facebook do SINDOIF aqui).

MANIFESTAÇÃO DAS JANELAS

A partir das 20:30h haverá uma manifestação a partir das janelas das residências, onde todos e todas serão chamados a se manifestar contra o sucateamento do SUS, da educação e dos serviços públicos.

Vale apitar, bater panela, gritar, fazer todo tipo de ruído em protesto ao governo Bolsonaro e contra o pacote de reformas de Guedes, que privilegia os bancos e deixa a população desassistida em relação ao coronavírus.

NOTA FINAL

Infelizmente a Adufrgs Sindical, apesar de convidada a compor o Fórum das Entidades Estudantis e Sindicais da UFRGS, UFCSPA e IFRS, não apenas declinou de sua participação como decidiu realizar em 18 de março uma aula pública em espaço fechado (o seu auditório).

Todas as demais entidades com representação local nas universidades e institutos federais decidiram não participar desta atividade em espaço fechado, para não desatender protocolos de segurança e prevenção em relação ao coronavírus.

 

 

Compartilhe nosso conteúdo