Pesquisa aponta ampla maioria pelo impeachment
Pesquisa Atlas aponta que a desaprovação ao governo Bolsonaro cresceu 7 pontos percentuais entre 15 de abril e 25 de maio, atingindo 65%. Confira a pesquisa na integra.
A empresa de pesquisa Atlas divulgou em 27 de maio nova pesquisa de avaliação do governo Bolsonaro, com período de coleta de dados entre 24 e 26/5. O total da amostra foi de 2.000 respostas e a margem de erro é de +/- 2% em um nível de confiança de 95%.
A primeira pergunta tratou da aprovação ou desaprovação do governo de Jair Bolsonaro. Veja abaixo o quadro de resultado da pesquisa de 27 de maio.
A resposta indicou um cenário quase dividido em 1/3 de aprovação e 2/3 de reprovação, com apenas cerca de 2% que não souberam responder. Veja a seguir a série histórica da Atlas para esta pergunta.
Entre 15 de abril e 25 de maio houve um incremento de cerca de 7% entre os que desaprovam o governo e um decréscimo de cerca de 4,5% entre os que aprovam. No mesmo período, o percentual dos que não souberam responder reduziu pela metade, indicando a forte polarização entre apoiadores e opositores do atual governo.
Um outro dado interessante da pesquisa se relaciona a possibilidade de impeachment do atual presidente. Veja a seguir o gráfico da pesquisa divulgada em 27 de maio.
Observe que mais da metade da população é favorável ao processo de impeachment. E este dado vem crescendo na série temporal avaliada pela Atlas, como se observa no gráfico a seguir.
Na comparação entre a pesquisa de março e o recente resultado de maio, houve um incremento de 10% entre aqueles e aquelas que defendem o impeachment de Bolsonaro, passando de 48 para 58%. Enquanto que os que se opõe ao impedimento reduziram 9 pontos percentuais no mesmo período, caindo de 45 para 36%.
Outro dado relevante na pesquisa indicou a opinião favorável ou contrária em relação a implantação de uma ditadura militar no Brasil. Na resposta, 83% se manifestaram contrários enquanto apenas cerca de 9% foram favoráveis.
No que se refere a luta contra a pandemia da Covid-19, a ampla maioria segue sendo favorável ao isolamento social. Veja a seguir.
A pesquisa contém, ainda, avaliações sobre condições econômicas da população afetadas pela pandemia e também a opinião sobre personalidades da política, como Bolsonaro, Lula, Sérgio Moro, Paulo Guedes, Ciro Gomes, João Dória, entre outros. Para quem desejar consultar o material completo, segue o link.