AG docente aprovou dia de luta contra a PEC 32/2020
A assembleia geral (AG) dos professores e professoras do IFRS nos campi da mesorregião metropolitana de Porto Alegre aprovou a proposta do calendário de lutas do mês de setembro, que inclui ação de apoio a uma escola ocupada, em 15/9, e a paralisação do trabalho remoto em 30 de setembro – Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Veja detalhes.
Os docentes da base do SINDOIF, reunidos em assembleia online na sexta, 11, decidiram participar do calendário proposto pelo Fórum Popular, Sindical e das Juventudes para marcar a luta contra a reforma administrativa no mês de setembro.
Entre as deliberações da assembleia do SINDOIF está a participação no ato de apoio à ocupação da EEEF Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, que irá ocorrer na próxima terça, 15/9, a partir das 11h. A escola está ocupada desde a última semana pela comunidade em protesto contra seu fechamento proposto pelo governo de Eduardo Leite (PSDB).
O ato será para marcar o Dia Nacional da Educação em Defesa da Vida, proposto pela CNTE. A ideia é chamar todos e todas que possam se deslocar até a Rua Washington Luiz, 980, no centro da capital, e que não tenham restrições em participar de atividade aberta. Será respeitado o distanciamento mínimo e todas as regras sanitárias de combate à pandemia.
Em relação ao dia 30 de setembro a deliberação da assembleia foi por paralisar o trabalho remoto, em especial as atividades pedagógicas não presenciais (APNP) e reuniões online. O sindicato irá notificar a Reitoria do IFRS sobre tal deliberação.
A ideia é organizar em 30/9 ações locais para o Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, que está sendo construído de forma unitária por entidades do funcionalismo público de todo país. As diferentes entidades do serviço público federal, estadual e municipal pretendem mostrar quem será atingido e quem será poupado pela reforma de Bolsonaro e Guedes.
Nesta segunda-feira, 14, todas as seções sindicais do ANDES-SN no RS estarão reunidas para traçar estratégias de enfrentamento à PEC 32/2020 (reforma administrativa). O encontro será entre as seções representativas de docentes da UFRGS, UFPel, UFSM, FURG, UNIPAMPA e IFRS com a diretoria da Regional RS do ANDES-SN.
Eleição do ANDES-SN e 9º Conad Extraordinário
A assembleia geral docente também debateu o tema da eleição para a diretoria do Sindicato Nacional, que deveria ter ocorrido no último mês de maio e teve seu calendário suspenso por conta da pandemia no país. No final de setembro será realizado um Conad Extraordinário para avaliar a retomada do calendário eleitoral. Leia aqui o Caderno de Textos do 9º Conad Extraordinário.
A assembleia do SINDOIF manifestou de forma unânime que as eleições devem ocorrer ainda em 2020, após as eleições municipais. Não houve consenso, entretanto, sobre o formato das eleições. Com voto presencial, como determina o Estatuto do ANDES-SN, ou de forma remota por conta do fechamento das instituições de ensino – seja de maneira totalmente online ou a partir de um formato híbrido. No próximo dia 25/9, sexta, as 15h, o SINDOIF irá realizar outra assembleia para debater o formato das eleições e deliberar qual a posição da Seção Sindical sobre o tema, que deverá ser levada ao 9º Conad Extraordinário.
A decisão deverá pautar, também, o processo eleitoral de renovação da diretoria do SINDOIF SSIND, previsto para ocorrer no mês de novembro.