O negacionismo anti-ciência está sufocando o Brasil

O Brasil está nas mãos de um governo literalmente sem cérebro nem pescoço, que não pensa e nem se move e que é o grande responsável pelo caos ocorrido em Manaus na sexta, 15, e que tende a se alastrar para todo país. Leia mais.

As cenas dos hospitais e postos de saúde em Manaus na última sexta, 15, correram o planeta mostrando a negligência, a incompetência e os efeitos perversos do negacionismo anti-ciência de Bolsonaro e de Pazuello. Um cenário onde pessoas compravam oxigênio para tratar familiares em casa e onde o crescimento de mortes por sufocamento retratava de forma cruel o quadro caótico da necropolítica instalada no país pelo ministro sem pescoço e pelo presidente sem cérebro.

No dia seguinte, sábado, 16, o Brasil assiste estarrecido uma mensagem oficial do Ministério da Saúde ser marcada por uma rede social por violar regras e publicar “informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à Covid-19“.

Enquanto isso o governo mandou adesivar um avião para buscar vacinas na Índia, mas o máximo que conseguiu foi transportar a aeronave vazia de Campinas até Recife. A divulgação do feito do avião inaugurou uma fase de fake news em 3D que retrata a única coisa que Bolsonaro efetivamente sabe fazer, mentir usando a estrutura do gabinete do ódio.

Segundo reportagem da Folha de SP, os secretários estaduais de saúde sequer foram avisados do cancelamento da ida do avião brasileiro à Índia e ficaram sabendo pela imprensa. Tampouco foram avisados de qualquer mudança no calendário de vacinação por conta do fracasso da importação de vacinas indianas. Alguns secretários manifestaram que o episódio foi um vexame nacional e apontaram que a única saída seria a aprovação de um pedido de impeachment (leia aqui a reportagem).

Em resposta ao caos sanitário da capital do Amazonas, a população brasileira fez um grande ‘panelaço’ na noite de sexta. Outras atividades estão sendo organizadas para as próximas semanas com objetivo de cobrar do Congresso o imediato andamento de pedidos de impeachment que estão engavetados por Rodrigo Maia.

Para o domingo, 31 de janeiro, está sendo organizado uma grande carreata em todo país. A ideia é fazer uma manifestação segura nas ruas das cidades, evitando aglomerações, para pedir vacinação já e pressionar pelo impeachment de Bolsonaro.

O ANDES-SN emitiu nota na manhã da sexta, 15, sobre os fatos ocorridos em Manaus (leia na íntegra aqui). O SindoIF convoca os professores e as professoras de sua base para lutar por vacinação pública, gratuita e imediata para todas e todos. Pelo impedimento do atual governo. Impeachment Já! #ForaBolsonaro e #ForaMourão.

Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se ao ANDES-SN clicando aqui! E venha lutar conosco!