Nota em defesa da educação, da ciência, da vida e do SUS!

Leia a Nota do SindoIF em apoio aos educadores e educadoras que enfrentam, em diferentes unidades da federação, o desafio de preservar vidas em meio ao obscurantismo e ao negacionismo de prefeitos e governadores que pregam o retorno presencial nas escolas sem vacinação.

As professoras e os professores vinculados à Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – SindoIF – manifestam sua irrestrita solidariedade aos educadores e às educadoras de SP, do PR, do RJ, e de todos as unidades federativas do país ameaçadas pela temerária e absurda imposição do retorno presencial em fevereiro de 2021.

No momento em que a comunidade científica internacional chama a atenção do planeta para o risco contido nas variantes britânica, sul-africana e brasileira do COVID-19, mutações com grande grau de transmissibilidade e que representam incertezas quanto a eficácia de vacinas já desenvolvidas, é estarrecedor imaginar a tragédia anunciada do retorno presencial em comunidades escolares que sequer foram imunizadas.

Não é preciso sair do Brasil para constatar o risco gigantesco de um retorno sem a mínima segurança sanitária. O exemplo de Manaus nos recorda diariamente, de forma triste e desoladora, tantos trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, profissionais da saúde, gente humilde do nosso povo, que foram vitimadas neste momento de incremento da pandemia pela nefasta mutação (que, por seus nexos causais, foi denominada de B117), e, acima de tudo, foram cobaias de blefes negacionistas, submetidos à “pressão” de empresários e ao descaso das autoridades que, ao invés de colocar a saúde e segurança da população acima de outros interesses, recuaram nas medidas de controle da pandemia e negligenciaram todos os sinais do eminente colapso de um estado que sentenciou os seus à morte por asfixia.

A educação é direito de todos(as) e é também em defesa dela que expressamos toda solidariedade à comunidade escolar, sejam docentes, servidores técnicos da educação, trabalhadores e trabalhadoras das escolas, profissionais terceirizados, estudantes, profissionais da rede de transporte escolar, familiares e toda comunidade que estará exposta por conta desta absurda decisão de um retorno ao ensino presencial precipitado, com protocolos sanitários que, em diversos casos, não são postos em prática, e sem previsão de ampla imunização da comunidade escolar.

Em defesa do SUS e dos profissionais de saúde!
Em defesa da educação e da ciência!
Pela efetiva imunização da população brasileira!
Vacina para todos e todas já!

#ForaBolsonaro e #ForaMourão