Mobilize-se contra a reforma administrativa em 24 de março
Entidades sindicais do funcionalismo federal, estadual e municipal convocaram dia de luta para a quarta-feira, 24, com o objetivo de barrar mais uma proposta de desmanche do serviço público. Veja detalhes.
A PEC 32/2020, que altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa, foi enviada ao Congresso Nacional em setembro do ano passado. Agora, com a ampliação do apoio ao governo Bolsonaro entre os parlamentares, a proposta entrou na pauta e começou a avançar na Câmara dos Deputados. Na segunda (15), o deputado Darci de Matos (PSD/SC) foi designado relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça.
Na terça-feira (16), o ministro Paulo Guedes se reuniu com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL) para discutir a tramitação da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. Ao final do encontro, em declaração à imprensa, Guedes disse estar otimista com a perspectiva de aprovação da PEC com certa agilidade na Câmara e no Senado.
Mesmo antes de a proposta ser oficialmente apresentada em 2020, servidoras e servidores públicos de todo o país já estavam em luta para conscientizar a população sobre os impactos negativos que mais uma reforma ultraliberal terá para os serviços públicos e seus usuários e suas usuárias, para além do funcionalismo. Após intensa mobilização e pressão junto a parlamentares, a tramitação da PEC 32 foi suspensa em dezembro do ano passado.
Desde o início dessa semana (15), entidades representativas das diversas categorias dos serviços públicos Federal, Estaduais e Municipais realizam uma jornada de lutas, com seminários, bandeiraços, entrega da pauta de reivindicações, audiências públicas e diálogo com deputados e senadores. Para o próximo dia 24 de março, está previsto um Dia Nacional de Luta do funcionalismo com mobilizações, paralisações e greve por todo o país.
O SindoIF enviou ofício para a Reitoria do IFRS no sábado, 20, logo após a reunião da Diretoria Nacional do ANDES-SN, que ocorreu no dia anterior. Leia a seguir o Ofício nº 01/2021-SindoIF. No mesmo dia o Reitor, Prof. Júlio Heck, respondeu informando ciência e agregando que iria encaminhar cópia do ofício aos Pró-Reitores, ao Diretor de Gestão de Pessoas (DGP) da Reitoria e aos Diretores Gerais dos 7 campi que compõem a base do SindoIF. Leia aqui a resposta do Reitor.
Com isso o sindicato orienta os professores e as professoras que desejarem suspender atividades pedagógicas não presenciais (APNP) na quarta-feira, 24, que avisem os estudantes com antecedência. E que indiquem, tanto quanto possível, formas de recuperar as atividades previstas para aquele dia. Também orientamos os/as colegas que procurem não agendar ou participar de atividades de trabalho remoto no Dia de Lutas.
O calendário de atividades para o Dia de Lutas 24 de março ainda está em construção junto com outros sindicatos, centrais sindicais e frentes e fóruns de defesa do serviço público. Divulgaremos as atividades locais assim que possível.
Venha lutar conosco! Sindicato é pra lutar, não para assistir!