Sindicatos questionam IFRS sobre retorno presencial
Em requerimento conjunto enviado ao Reitor do IFRS na sexta, 10, a Aprofurg, a Aptafurg, a Assufrgs, o Sinasefe BG e o SindoIF, solicitaram ações da administração para garantir um retorno presencial seguro. Leia detalhes.
A Reitoria do IFRS publicou em 30 de agosto o Ofício Circular nº 199/2021/GAB/REI/IFRS (leia aqui) onde estabeleceu recomendações para viabilizar o retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais no âmbito da instituição. O referido ofício circular segue as orientações do CONIF sobre o retorno das atividades presenciais (leia mais detalhes aqui).
Diante do cenário do surgimento de novas cepas da Covid-19, comprovadamente mais contagiosas mesmo para indivíduos imunizados, 5 sindicatos com base no IFRS enviaram na sexta, 10 de setembro, um requerimento administrativo para a Reitoria da instituição.
O requerimento é assinado pela Aprofurg, pela Aptafurg, pela Assufrgs, pelo Sinasefe Bento e pelo SindoIF. Leia na íntegra o Requerimento Sindical Conjunto IFRS.
O requerimento administrativo conjunto é a ação inicial do grupo de sindicatos do IFRS que criou recentemente um coletivo sindical que busca construir a unidade de ação entre as organizações que representam docentes e técnico-administrativos em educação na instituição (leia mais aqui).
Em linhas gerais, as organizações sindicais que subscrevem o requerimento solicitam ao IFRS que garanta a execução de ações que visam ampliar a segurança sanitária da comunidade interna quando do retorno das atividades presenciais.
Dentre as ações solicitadas, destacam-se:
- O estabelecimento de um programa obrigatório de testagem para toda a comunidade institucional, prévio ao retorno presencial e que abranja, inicialmente, a totalidade dos indivíduos e, posteriormente, seja realizado de forma contínua a partir da definição de população amostral confiável.
- A exigência de comprovação prévia da vacinação para todos os indivíduos que já tenham sido contemplados no Plano Nacional de Imunização, de acordo com a realidade de cada cidade/região onde existam unidades da instituição.
- A indicação do montante de recursos necessários para fazer frente às adaptações dos espaços físicos dos campi e da Reitoria, de acordo com o estabelecido no “Plano de Contingenciamento para prevenção, monitoramento e controle do novo Coronavírus – Covid-19 do IFRS”.
- A divulgação e a publicidade dos planos de contingenciamento de cada campus e da Reitoria, tratando das especificidades locais e estabelecendo quais as necessidades de cada unidade da instituição no que se refere as adaptações de espaços físicos, a prevenção, ao controle e monitoramento da Covid-19, bem como os recursos disponibilizados para cada plano de contingenciamento local.
O SindoIF irá informar a resposta da Reitoria ao requerimento administrativo, imediatamente após seu recebimento. Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se no ANDES-SN!