Aprovada PEC32 na comissão especial após manobra na calada da noite
A comissão especial da Câmara Federal aprovou nesta quinta, 23, pelo placar de 28 votos favoráveis a 18 contrários, o texto base da Reforma Administrativa. Leia detalhes.
Após a base governista trocar 8 membros da comissão especial, na calada da noite da quarta, 22, após ter derrotado um requerimento de adiamento de votação por apenas 22 votos contra 18, foi retomado o debate sobre a Reforma Administrativa nesta quinta, 23.
O partido Novo anoiteceu o dia 22, quarta, com apenas 1 membro na comissão especial. Quando amanheceu a quinta-feira, 23, o Novo passou a contar com 7 representantes. A representação significou a quase totalidade de sua bancada, que tem 8 parlamentares na Câmara Federal.
Com essa manobra o governo imaginava que garantiria a aprovação da PEC32 na comissão especial pela margem de 2/3 de votos. O texto-base foi aprovado por 28 votos contra 18, uma diferença menor do que a esperada pelo governo.
Dentre os 8 novos integrantes da comissão especial, que ingressaram apenas para a votação final, dois são parlamentares gaúchos, Giovani Cherini (PL) e Marcel Van Hatten (Novo). Os outros 2 parlamentares do RS que também votaram a favor do desmanche dos serviços públicos foram Marcelo Moraes (PTB) e Alceu Moreira (MDB). Veja como votou cada parlamentar e bancada na comissão especial.
A luta de servidoras e servidores públicos, agora, será no plenário da Câmara. A aposta de muitos parlamentares é que o governo não teria os 308 votos necessários para aprovar a PEC32. Mas os sindicatos e centrais sindicais seguirão pressionado cada parlamentar.
Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se no ANDES-SN!