ANDES presta solidariedade aos familiares e vítimas da tragédia da Boate Kiss
O ANDES Sindicato Nacional e as 6 seções sindicais do RS participaram de uma rede de apoio aos familiares e as vítimas da tragédia da Boate Kiss de Santa Maria, que estão na capital gaúcha acompanhando o julgamento que ocorre no Fórum Central de Porto Alegre.
Durante o início do mês de dezembro acontece em Porto Alegre o julgamento da tragédia da Boate Kiss de Santa Maria, que matou 242 pessoas em janeiro de 2012.
O julgamento ocorre na capital gaúcha por solicitação da defesa dos acusados, alegando que em Santa Maria não haveria condições adequadas devido à comoção que o caso gera na população local.
Com isso os/as familiares e vítimas da tragédia, que atuam junto à AVTSM (Associação das Vítimas, Familiares e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria) se deslocaram para Porto Alegre para acompanhar o julgamento que ocorre no Fórum Central da capital gaúcha.
São cerca de 80 pessoas, entre familiares de vítimas e sobreviventes, que acompanham o desdobramento do caso após 8 anos dos fatos que comoveram todo o país e repercutiram internacionalmente.
Para apoiar essas pessoas, foi formada uma rede que envolve profissionais de diversas áreas, organizações não governamentais, associações com atuação na capital gaúcha e sindicatos.
Na quarta-feira, 8 de dezembro, uma comitiva do ANDES-SN liderada pela 2ª Vice-Presidenta da Regional RS, Profª Manuela Finokiet, levou doações de alimentos e bebidas à AVTSM. A doação foi uma iniciativa do ANDES-SN e das seções gaúchas, Adufpel, Aprofurg, Sedufsm, Sesunipampa, Seção da UFRGS e SindoIF.
A ação foi articulada a partir de solicitação do Prof. Leonardo Botega, da diretoria da Sedusfm, que propiciou o contato com o presidente da AVTSM, Flávio Silva.
Durante a entrega das doações a comitiva do ANDES-SN encontrou profissionais da educação pública que atuam como voluntários no apoio e suporte às famílias vitimadas pela tragédia da Boate Kiss. O Prof. Fernando Riegel, da Escola de Enfermagem da UFRGS, acompanhado de estudantes, estava prestando suporte em atenção à saúde. E o docente aposentado da UFSM, Prof. Dartanhan Figueiredo, atua como fotógrafo registrando os desdobramentos daquela tragédia desde 2012 (leia matéria da Sedufsm aqui).
O júri do Caso Kiss condenou, na tarde desta sexta-feira, 10 de dezembro, os réus Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann, Luciano Bonilha e Marcelo de Jesus pelas mortes de 242 pessoas e ferimento em mais de 600 sobreviventes no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria.
Os réus foram responsabilizados levando em consideração o dolo eventual. O juiz Orlando Faccini Neto anunciou a seguinte condenação para os réus: 22 anos e 6 meses para Elissandro Spohr; 19 anos e 6 meses para Mauro Hoffmann; 18 anos para Marcelo de Jesus dos Santos e 18 anos para Luciano Bonilha Leão.