Ômicron interrompe atividades presenciais no IFRS
Ofício Circular da Reitoria do IFRS e diferentes comunicados oficiais de Direções de campus indicam cenário de restrição para atividades presenciais na instituição, risco que sindicatos classistas já haviam apontado ainda em 2021.
Quer ingressar no ANDES-SN? Sindicalize-se online aqui.
O cenário de contaminação pela variante Ômicron da COVID-19 é absolutamente alarmante em todo planeta neste início de 2022. Na sexta, 7 de janeiro, o SindoIF – Seção do ANDES-SN – emitiu nota oficial onde solicitava à Reitoria do IFRS a suspensão das atividades presenciais na instituição (leia aqui).
Na mesma data o Reitor do IFRS emitiu um Ofício Circular indicando a necessidade de reavaliação de cada unidade acadêmica em relação ao cenário que se desenhava no estado. Leia o Ofício Circular nº 01 de 2022 da Reitoria do IFRS.
Ao final do dia, após a avaliação do cenário de transmissão da nova variante, diferentes campi do IFRS lançaram comunicado suspendendo as atividades presenciais por pelo menos 14 dias.
Destaca-se, dentre as diferentes manifestações, a interrupção das atividades no Campus Bento Gonçalves do IFRS (leia o comunicado aqui). Desde o final de 2021, o Campus Bento havia retomado atividades presenciais em diferentes turmas do ensino médio e do ensino superior, conforme aprovação do Conselho Superior (Consup).
Desafortunadamente, ao longo da primeira semana de 2022, foram relatados casos positivos de contaminação por COVID-19 entre estudantes no referido campus.
Em realidade, a interrupção das atividades já deveria ter sido indicada com antecedência. No Boletim 01/2022, publicado em 31/12/2021, aparece uma taxa de transmissão comunitária superior a 800% (veja na imagem a seguir), na região da serra gaúcha. Apesar disso, a informação adicional do referido boletim era que as atividades presenciais ainda poderiam “ser executadas“.
Somente com a emissão do Boletim 02/2022, publicado em 07/01/2022, é que as atividades presenciais foram interrompidas na referida unidade do IFRS.
Importante rememorar que diferentes organizações sindicais, com destaque para Aprofurg, Aptafurg, Assufrgs, Sinasefe Bento e SindoIF, encaminharam solicitações à gestão do IFRS, ainda em 2021, apontando a necessidade de prudência quanto ao retorno presencial (leia aqui).
É fundamental seguirmos na luta em defesa da vida e da garantia de um retorno seguro.
Venha lutar em um sindicato classista e com mais de 70 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 40 anos de lutas.
Sindicalize-se online aqui. Sindicato é pra lutar, não para assistir!
FORA BOLSONARO, MOURÃO E GUEDES!
VACINAÇÃO EM CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS JÁ!
VIVA O SUS! CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE!
PELA IMEDIATA REVOGAÇÃO DO ‘TETO DOS GASTOS’ (EC/95)!
EM DEFESA DA VIDA E DO RETORNO PRESENCIAL SEGURO!