Cresce adesão à proposta de Greve Unificada dos SPF
Além do SindoIF e do ANDES/UFRGS, que aprovaram a proposta de greve unificada ainda em janeiro, no mês de fevereiro as demais seções gaúchas do ANDES-SN ratificaram a ideia de iniciar uma greve unificada em 9 de março – caso o governo federal não queira negociar a pauta apresentada pelas servidoras e pelos servidores públicos.
Quer lutar no ANDES-SN? Sindicalize-se online!
Sindicatos de diferentes categorias do serviço público federal e seções sindicais do ANDES-SN em distintas universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, estão aderindo a proposição de Greve Unificada do Serviço Público Federal, caso Bolsonaro e Guedes não aceitem negociar a pauta de 3 pontos apresentada pelo Fonasefe.
A pauta inclui a reposição salarial emergencial da inflação do governo Bolsonaro, estabelecida em um reajuste linear de 19,99% para todas as categorias, além da imediata revogação da EC/95 (o famigerado “teto dos gastos”) e a retirada definitiva da PEC 32 (reforma administrativa).
Todas as 6 seções sindicais gaúchas do ANDES-SN, Aprofurg, Adufpel, Sedufsm, Sesunipampa, Seção da UFRGS e SindoIF, aprovaram a proposta de greve unificada. Os sindicatos que reúnem os colegas técnico-administrativos em educação da base da Fasubra, como Assufrgs, Assufpel, Aptafurg, Assufsm e Sindipampa, igualmente aprovaram a proposta. Também o Sinasefe IFSul e o Sinasefe Bento. No país, as maiores entidades sindicais de universidades federais aprovaram o indicativo de greve, como a Adufrj na última semana. Algumas seções tem assembleia marcada para os próximos dias, em decorrência dos diferentes calendários acadêmicos, como o caso da Adunifesp e da APES de Juiz de Fora, dentre outras.
A Apubh Sindicato, vinculada a UFMG, fará uma live preparatória para sua assembleia geral. A live irá ocorrer na terça-feira, 15, às 11:30h (neste link do youtube) e contará com a participação do ANDES-SN. Outra live importante irá ocorrer em 16/2, quarta-feira, a partir das 18h, promovida pelo Sinasefe Nacional e com a participação do deputado federal Rogério Correia (PT/MG) e da deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL/RS). O debate será preparatório a 170ª Plena do Sinasefe, que irá ocorrer em 19 e 20/2. A reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, que irá fazer o balanço da rodada de assembleias em todo país, está agendada para ocorrer em 22/2.
A Frente de Servidoras e Servidores Públicos do RS (FSP/RS), que reúne sindicatos e centrais que representam integrantes do serviço público das 3 esferas, definiu um calendário de atividades para as próximas 2 semanas.
Na terça-feira, 15/2, haverá ato em favor da reposição salarial de servidoras e servidores estaduais – em frente ao Piratini, a partir das 10h.
Na quarta-feira da semana seguinte, 23/2, o ato será em favor da reposição salarial de servidoras e servidores federais – em frente ao Chocolatão, também às 10h. Ajude a construir a mobilização e a luta em favor do imediato reajuste salarial para todas as categorias do serviço público, não apenas para polícia federal, polícia rodoviária federal e agentes penitenciários – como quer Bolsonaro.
Venha lutar em um sindicato classista e com mais de 70 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 40 anos de lutas.
Sindicalize-se online aqui! Sindicato é pra lutar, não para assistir!