Abril inicia com grande ato em defesa do serviço público
No encerramento do 40º Congresso do ANDES-SN, ocorrido em Porto Alegre, servidoras e servidores públicos fizeram um grande ato para marcar os 58 anos do golpe militar-empresarial e para reforçar a pauta da defesa dos serviços públicos.
Na sexta, 01/4, para marcar o encerramento do 40º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e em defesa das liberdades democráticas e do serviço público, cerca de 2 mil pessoas fizeram um ato pelas ruas de Porto Alegre.
A caminhada dos servidores e das servidoras das 3 esferas, federal, estadual e municipal, saiu do Instituto de Educação e, a partir da Osvaldo Aranha, entrou nas ruas do Centro Histórico indo até o Palácio do Piratini.
O ato contou com a participação de docentes das 89 seções sindicais que estavam representadas no 40º Congresso do ANDES-SN, além de representação de sindicatos e organizações estudantis.
No ato de 1º de abril, data que marcou os 58 anos da deflagração do movimento golpista que mergulhou o Brasil em um largo período de 21 anos de restrições às liberdades democráticas, torturas e assassinatos, o presidente do SindoIF, André Martins, reforçou a necessidade da luta pela reparação histórica dos atos da ditadura e reforçou a necessidade da luta contra Bolsonaro e o bolsonarismo nas ruas, como forma de enfrentar um governo fascista. Leia aqui matéria publicada no Jornal do Comércio sobre o ato do ANDES-SN em Porto Alegre.
O presidente do Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS reforçou, ainda, a luta por recomposição salarial emergencial e pela imediata revogação do teto dos gastos (EC/95), pautas que unificam as diferentes carreiras do serviço público.
Os sindicatos que se organizam a partir da Frente do Serviço Público no estado (FSP/RS) pretendem organizar outra atividade para o dia 05 de abril, terça-feira, data prevista para votação da proposta do governo gaúcho de irrisórios 6% de reposição salarial para servidoras e servidores estaduais. Acompanhe a programação da FSP/RS em nossa página.
Venha lutar no ANDES-SN (sindicalize-se online aqui) e construa a mobilização unificada das servidoras e dos servidores públicos federais. Sindicato é pra lutar, não para assistir!