O Fora Bolsonaro e a agenda de lutas de abril

O ANDES-SN convocou novamente a categoria docente para ir às ruas pelo Bolsonaro Nunca Mais, neste sábado, 9 de abril. A data foi convocada nacionalmente pelas mais de 80 entidades que compõem a campanha pelo Fora Bolsonaro, e foi incluída no calendário de lutas das e dos docentes, durante o 40º Congresso do ANDES-SN, realizado entre 27 e 31 de março, em Porto Alegre (RS).

Sindicalize-se online aqui

Os atos, previstos para ocorrer em todas as capitais brasileiras e várias outras cidades, terão como pauta central o protesto contra o aumento do combustível e do gás, à fome e o desemprego.

“É fundamental a centralidade da luta pelo Fora Bolsonaro e todo seu governo responsável por uma política genocida, pela perspectiva do descaso com a Covid-19 e, ainda, por representar uma política neoliberal que destrói os serviços públicos e tem como consequência as altas taxas de desemprego, a fome e as precárias condições de vida da classe trabalhadora. Precisamos estar permanentemente nas ruas, dialogando em nossos locais de trabalho e mobilizando a população sobre o que significa o impacto dessas políticas em nossas vidas e a necessidade de derrubarmos este governo”, avaliou Francieli Rebelatto, 2º secretária do ANDES-SN.

Agenda de lutas

Além de participar das manifestações neste dia 9 de abril, o ANDES-SN realizará também mais uma rodada de assembleias nas seções sindicais, entre 11 e 20 de abril, para que as professoras e os professores debatam em seus locais de trabalho a construção da greve unificada das servidoras e dos servidores públicos federais. No dia 22 deste mês, ocorre ainda a reunião do Setor das Federais do Sindicato Nacional, em formato presencial, que tratará de temas como a greve das e dos SPF, o Encontro das Universidades sob Intervenção, entre outros temas.

Nesse período, será mantida a vigília em frente ao Ministério da Economia, em Brasília (DF), e também outras atividades na capital federal, para pressionar o governo a abrir negociações acerca da recomposição salarial emergencial de 19,99%, reivindicada em unidade por todas as categorias do funcionalismo federal.

Ainda no mês de abril, será realizada a Semana de luta do Setor das Instituições Federais de Ensino: Em defesa da educação pública e pela recomposição salarial, entre os dias 25 e 29. Durante esse período, as e os docentes farão paralisações e atos nos estados, tendo como centralidade a defesa da pauta da Educação Pública, pela recomposição salarial e por condições de trabalho.

CRONOGRAMA DE ABRIL

Vigília todos os dias na porta do Ministério da Economia, em Brasília, conjuntamente com demais entidades do Fonasefe.
Rodada de assembleias de 11 a 20 de abril pautando a construção da Greve Nacional Unificada das e dos SPF, bem como a construção da ‘Semana de luta do Setor das Federais’.
Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN com representação das seções sindicais das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, a realizar-se no formato presencial em 22 de abril.
Semana de Lutas do Setor das Federais, conforme deliberação do 40º Congresso do ANDES-SN, denominada ‘Em defesa da educação pública, por condições de trabalho e reposição salarial’, que ocorrerá no período de 25 a 29 de abril.

Indicação de construção do Dia Nacional de Paralisação em Defesa da Educação Pública, em 28 de abril.

Leia o material (aqui) elaborado pelo SindoIF sobre a mobilização dos servidores e servidoras federais para distribuição à comunidade externa do IFRS. Venha lutar conosco! Sindicalize-se online no ANDES-SN aqui.