IFRS mobilizado na semana de lutas do ANDES-SN

A Semana de Lutas em Defesa das Universidades, Institutos Federais e CEFET, convocada pelo ANDES-SN para ocorrer na última semana de abril, foi aberta nesta segunda, 25, com atividades no Campus Viamão, no Campus Restinga e com um ato unitário em Defesa da Educação e dos Serviços Públicos.

📋Sindicalize-se online aqui

O Campus Viamão abriu as atividades da semana no IFRS, com uma reunião de planejamento dos e das docentes, tendo em vista a opção por paralisação de 25 até 28 de abril que resultou em um comunicado da gestão do campus suspendendo o calendário acadêmico (leia aqui).

Na reunião de planejamento os e as colegas criaram um comando de mobilização do campus, formado pela professora Milena Quadros e pelos professores Sérgio Kapron e Yuri Accordi. E estabeleceram um calendário de atividades para os dias de mobilização. Dentre as atividades, destaca-se a Roda de Conversa sobre Desenvolvimento, Trabalho e Território. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 27 de abril de 2022, das 9:30h as 11h, e contará com a participação do economista e professor Márcio Pochmann, e com a mediação do professor Sérgio Kapron.

Durante o turno da tarde, no Campus Restinga, o Comando de Mobilização conversou com as e os colegas nos gabinetes e com as e os estudantes durante o intervalo das aulas. Neste campus as professoras e os professores deliberaram por paralisar no dia 26, terça, data da mobilização dos servidores e das servidoras de acordo com o calendário da Frente do Serviço Público no estado (FSP/RS). No Campus Restinga também foi emitido um comunicado de suspensão de atividades (leia aqui).

No turno da noite, durante um evento sobre a importância da participação das mulheres na política, que contou com a participação da Deputada Fernanda Melchiona (PSOL/RS), o Diretor do SINDOIF, Wagner Guimarães da Silva, comentou sobre a mobilização das professoras e dos professores nesta semana e convidou todas e todos para participar da Semana de Lutas em Defesa das Universidades, Institutos Federais e CEFET.

A segunda-feira, 25, foi encerrada com um ato unitário que ocorreu na Faculdade de Educação da UFRGS. O ato foi convocado pela seguintes entidades: Seção do ANDES na UFRGS, SINDOIF, Assufrgs Sindicato, ATU (Associação de Terceirizados Unidos), UNE, DCE da UFRGS, DCE da UFCSPA, Sinasefe Bento Gonçalves, ATEMPA e 39º Núcleo do CPERS Sindicato.

A atividade teve como encaminhamento a aprovação de uma proposta de elaboração de uma pauta da educação pública, que será construída a partir de demandas das esferas federal, estadual e municipal, contando com todos os segmentos que atuam no campo da educação, docentes, discentes, técnico-administrativos em educação e terceirizados, e trazendo a perspectiva tanto da educação básica quanto da educação superior. Foi agendada uma nova atividade para 05 de maio que deverá iniciar a construção desta pauta unitária. A ideia é usar a pauta unitária para dialogar com as comunidades externas de cada instituição de ensino e, também, com a sociedade em geral.

Para saber mais e participar das atividades da agenda da semana de lutas clique aqui. Venha para a luta unificada dos SPF contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95) e pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET.

Venha construir a luta unificada e participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.