Cresce a mobilização e o apoio à pauta unitária no IFRS

Canoas, Osório, Rolante e Viamão realizaram atividades de mobilização na Semana em Defesa das Universidades, Institutos Federais e CEFET. E o Conselho Superior do IFRS aprovou moção em apoio à luta de servidoras e servidores públicos.

📋Sindicalize-se online aqui

As mobilizações no IFRS seguiram, em 26 e 27 de abril, com o fortalecimento das pautas da Semana em Defesa das Universidades, Institutos Federais e CEFET em Canoas, Osório, Rolante e Viamão. Cada campus, de acordo com suas especificidades, organizou atividades para fortalecer a luta unitária dos servidores e servidoras públicas.

O apoio à luta de docentes e técnico-administrativos em educação também foi pautado no Conselho Superior do IFRS, a partir de uma proposta de moção apresentada pelos conselheiros Rafael Brinkhues (Viamão), Alexandre Lobo (Osório), Vinícius Valent (Rolante), Elias Camargo (Sertão) e Gustavo Miranda (Rio Grande).

A moção foi aprovada por 40 votos a favor (77%), 5 contrários (10%) e 7 abstenções (13%), indicando um amplo apoio do Conselho Superior à pauta contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” e pelo arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa).

Campus Canoas

A atividade no Campus Canoas, ocorrida na terça, 26, contou com passagens em salas de aula, divulgação da pauta unitária no intervalo do turno da tarde e uma reunião com docentes e técnico-administrativos ao final da tarde. Foi sugerido que a próxima assembleia geral do SINDOIF tenha a parte presencial realizada no Campus Canoas.

Campus Viamão

Na quarta, 27, pela manhã, a mobilização retornou ao Campus Viamão para o debate com o Prof. Márcio Porchmann, da Unicamp, em atividade mediada pelo Prof. Sérgio Kapron, do comando local de mobilização de Viamão. A Roda de Conversa Desenvolvimento, Trabalho e Território contou, ainda, com a participação do Sindicato dos Municipários de Viamão.

Campus Osório

Na parte da tarde da quarta-feira, 27, o SINDOIF esteve no Campus Osório em uma atividade programada para ocorrer entre 15h30min e 17h. Em um debate com colegas docentes foi apresentado o contexto da proposta de deflagração da greve unitária. Os professores e as professoras do campus criaram um comando local de mobilização e planejaram atividades de diálogo com os e as estudantes do campus para a próxima semana.

Campus Rolante

Na noite de quarta, 27, em debate com colegas e estudantes do Campus Rolante foram explicados os motivos para a deflagração da greve unitária. Os e as estudantes questionaram sobre a reposição das aulas após um período de greve. Foi explicado que professoras e professores têm compromisso com a reposição integral das aulas, muito embora desejassem não precisar entrar em greve neste momento de retorno das atividades presenciais. A intransigência do governo, no entanto, nos leva a organizar o movimento paredista como última possibilidade para tentar romper o congelamento salarial e recompor o orçamento das instituições federais. Em Rolante também foi definida a ampliação do comando local de mobilização.

Para saber mais e participar das atividades da agenda da semana de lutas clique aqui. Venha para a luta unificada dos SPF contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95) e pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET.

Venha construir a luta unificada e participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.