Assembleia no Campus Osório debate a proposta de greve unificada

Nesta quinta, 12, ocorreu a assembleia geral convocada pelo Comando de Mobilização do ANDES no IFRS para debater a proposta de indicativo de deflagração de greve unificada a partir de 23 de maio.

A assembleia geral ocorreu no formato híbrido e teve sua parte presencial sediada no Auditório do Campus Osório. A assembleia contou com cerca de 60 professoras e professores, além de muitos estudantes de Osório que participaram presencialmente.

A reunião iniciou com os informes do Comando de Mobilização indicando a realização de uma Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN que irá ocorrer em 20 de maio. Esta reunião irá sistematizar as deliberações das assembleias de base ocorridas nas universidades federais, institutos federais e CEFET, que compõem a base do ANDES, com respeito ao indicativo de deflagração de greve retirado na última reunião do setor.

No sábado, 21/5, haverá um encontro ampliado reunindo  ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE que irá debater a deflagração de greve por parte das entidades da educação pública, como forma de ampliar a pressão que outras categorias do serviço público federal vem exercendo sobre o governo Bolsonaro.

No começo da assembleia foi explicado, ainda, que a deliberação sobre a proposta de deflagração de greve pela base do IFRS irá ocorrer somente na Assembleia Geral de 18 de maio, cuja parte presencial será realizada no Campus Canoas.

Nos debates ocorridos na AG de 12/5, todas as professoras e todos os professores que se manifestaram apoiaram a greve como única alternativa para pressionar o governo federal a abrir mesa de negociação com os sindicatos que representam os educadores e as educadoras federais (ANDES/FASUBRA/SINASEFE), tal qual como conseguiram recentemente os e as colegas do INSS (FENASPS), em greve desde 23 de março.

Apesar das manifestações indicando que o movimento de greve deve ser o último recurso utilizado em uma mobilização, as e os colegas entenderam que há um esgotamento tanto na possibilidade de diálogo quanto no encaminhamento de outras formas de luta em relação ao atual governo.

A partir do debate ocorrido na Assembleia Geral sediada no Campus Osório foi tirado o seguinte encaminhamento para ser apreciado, e votado, na AG do Campus Canoas em 18/5: aprovar o indicativo de deflagração de greve para 23 de maio, subordinado a construção de uma greve nacional que reúna ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE.

Participe da Assembleia Geral do Campus Canoas em 18 de maio, quarta-feira, a partir das 17h30min, e venha debater e votar o indicativo de deflagração de greve. O Comando de Mobilização reitera que toda a professora e todo o professor tem direito a voz e voto nesta pauta, independentemente de sindicalização ao ANDES-SN.

Venha para a luta unificada dos SPF contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95), pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET e pelo arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa).

Construa a luta unificada e participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.