Construção da Greve Docente no IFRS

Saiba detalhes sobre os primeiros passos para a deflagração e consolidação da Greve Docente no IFRS, aprovada em assembleia do ANDES-SN, e que terá início na segunda-feira, 23 de maio.

📋Sindicalize-se online aqui

A partir da construção da mobilização docente desde o início de 2022, quando em 18 de janeiro o FONASEFE ingressou com a pauta de reivindicações unificada no Ministério da Economia, e com o retorno presencial que propiciou a organização de assembleias gerais no formato híbrido (no Campus Viamão, em 18/4, no Campus Osório, em 12/5 e, finalmente, no Campus Canoas, em 18/5), as professoras e os professores do IFRS decidiram iniciar a greve unificada nesta segunda-feira, 23 de maio.

Notificações e reunião com gestores

O passo inicial foi notificar a Reitoria e cada Direção-Geral de campus, atendendo o prazo legalmente previsto. Os ofícios de deflagração de greve devem ser enviados com antecedência mínima de 72h em relação a data prevista para início da greve. Todas as notificações foram enviadas em 19/5, conforme consta nos links a seguir.

📌 Para o Reitor do IFRS (aqui)
📌 Para o Diretor-Geral do Campus Alvorada (aqui)
📌 Para a Diretora-Geral do Campus Canoas (aqui)
📌 Para a Diretora-Geral do Campus Osório (aqui)
📌 Para o Diretor-Geral do Campus Porto Alegre (aqui)
📌 Para o Diretor-Geral do Campus Restinga (aqui)
📌 Para a Diretora-Geral do Campus Rolante (aqui)
📌 Para o Diretor-Geral do Campus Viamão (aqui)

Foi agendada para 24/5, terça-feira, às 10h, uma reunião do SINDOIF e do SINASEFE BENTO com a Reitoria do IFRS para, dentre outros assuntos, tratar da greve no IFRS e de seus desdobramentos, em especial a manutenção de serviços essenciais durante o movimento e o compromisso de reposição das atividades acadêmicas após o final da greve.

Comunicado aos/as estudantes sobre a greve

A comunicação para estudantes sobre a deflagração da greve é fundamental neste início do movimento. A informação tanto pode acontecer por iniciativa da gestão do campus (vide aqui a notificação de Canoas) quanto por iniciativa do comando local de greve.

O ideal é que se evite, neste cenário de inflação acelerada e de dificuldades econômicas, que o/a estudante se desloque para seu campus, por vezes custeando transporte e alimentação, e não tenha aulas em um ou mais períodos.

O Comando de Mobilização do SINDOIF sugere um texto de comunicação que cada comando local de campus poderá adaptar para enviar aos seus e suas estudantes, conforme segue.

Caro(a)s aluno(a)s, comunicamos que as aulas estão suspensas a partir de (colocar data igual ou posterior a 23/05/2022), de acordo com a deliberação de greve da categoria docente, conforme notificação encaminhada ao Magnífico Reitor do IFRS. As professoras e professores em greve se comprometem a informar, assim que for deliberado, tanto a data de retomada das aulas quanto o calendário de recuperação das atividades acadêmicas.

O professor ou professora que desejar, poderá enviar o texto acima para suas turmas, agregando que tal comunicado é assinado pelo Comando Local de Greve de seu campus. Caso, eventualmente, ocorra suspensão do calendário por parte da gestão, todas as informações posteriores serão diretamente negociadas entre o comando de greve e a direção do campus.

A construção da Greve Unificada

A greve no IFRS irá iniciar com docentes de 7 campi da instituição. Para sua necessária ampliação, o SINDOIF assume o compromisso de apoiar e trabalhar para que os demais campi e a Reitoria possam, no seu devido tempo, se somar à mobilização e ao movimento. Vamos buscar consolidar uma forte mobilização no IFRS junto com as demais organizações sindicais e com as entidades estudantis.

Seguiremos firmes na convicção de que só um movimento unificado de servidoras e servidores federais, em especial da educação, poderá construir uma mobilização forte. Queremos reforçar que o SINDOIF é uma seção sindical legalmente constituída e que compõe a base do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O ANDES-SN possui carta sindical para atuação em todo o estado do RS, sem qualquer exceção, contando com diferentes seções sindicais constituídas em território gaúcho, representando professoras e professores na UFRGS, UFPel, UFSM, FURG, UNIPAMPA, UFFS e IFRS.

Na sexta, 20, entretanto, foi publicada uma nota de quem se autoproclama “único sindicato legalmente constituído para representar a base dos professores federais”, dizendo que não há deflagração de greve.

Queremos esclarecer que nossa luta é em defesa da educação pública, tão atacada nos últimos 5 anos. O debate sobre base territorial e abrangência sindical não faz nenhum sentido no momento, em meio à luta da campanha salarial e pela recomposição do orçamento das instituições federais de ensino. Conclamamos que o autoproclamado “único” venha se somar à greve. Se há lugar para um sindicato diverso, como é o caso do SINDOIF, certamente também haverá para um sindicato que se pressupõe único.

Venha lutar! Agora é greve!

A greve é um passo fundamental para a conquista de direitos e para o atendimento de reivindicações. As categorias da educação federal nunca tiveram qualquer reposição salarial sem greve, em nenhum governo desde a ditadura militar. De 1980 até 2016 somente ganhamos reajuste com a força de uma greve. Mas quais seriam os nossos motivos para lutar? Veja alguns, mas certamente existem outros mais.

🚩 Nossos salários estão congelados e defasados, em um contexto de inflação acelerada
🚩 O inicial na carreira EBTT está abaixo do piso nacional da educação básica
🚩 O projeto de escolas cívico-militares ataca a liberdade de ensinar e aprender
🚩 O projeto do homeschooling é o maior ataque à educação na história do país
🚩 A redução da assistência estudantil empurra os/as estudantes para a evasão
🚩 O ensino médio integrado está ameaçado pelo projeto do NEM
🚩 O futuro das instituições federais depende da revogação do “teto de gastos” (EC 95/16)
🚩 Nossa carreira está em risco e o serviço público pode ser privatizado com a PEC 32

Construa a luta unificada e a greve em seu campus. Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.