Saiba como foi o 1º dia de Greve no IFRS

A greve unificada de servidores e servidoras federais da base do ANDES-SN teve a adesão de professoras e professores do IFRS nesta segunda, 23, com destaque para a forte mobilização em Canoas e Viamão e para a agenda em Alvorada (na terça), em Rolante (na quarta) e na Restinga (com a assembleia geral na próxima quinta-feira).

📋Sindicalize-se online aqui

A expressiva adesão de colegas docentes do Campus Canoas foi sentida ao longo do  1º dia de greve, nos diálogos com estudantes e entre colegas do campus. Ao final do dia 23, a Direção-Geral do Campus Canoas emitiu comunicação de suspensão das atividades em 24 e 25 de maio (terça e quarta). Leia aqui o comunicado.

No Campus Viamão a estratégia foi dialogar com estudantes nos três turnos, explicando os motivos do movimento. A partir de 24 de maio os professores e as professoras informaram que vão aderir à greve e suspender as atividades acadêmicas.

Neste terça, 24, o Comando de Greve do SINDOIF terá uma reunião com o Reitor do IFRS e sua equipe, onde a greve estará na pauta. A ideia é reforçar o compromisso das professoras e dos professores com a reposição integral das atividades acadêmicas após o final da greve. E tratar de eventuais atividades essenciais que possam surgir como demanda no decorrer do movimento paredista.

Na terça à tarde a agenda será no Campus Alvorada, com reunião docente a partir das 13h. Na quarta-feira à tarde será a vez de dialogar com as e os colegas do Campus Rolante. E na quinta-feira vai ocorrer uma assembleia geral híbrida, cuja parte presencial será no auditório do Campus Restinga a partir das 16h30min.

O dia 23 de maio foi marcado pela ampliação da greve unificada, com as servidoras e servidores federais do Tesouro Nacional entrando no movimento e se somando ao INSS e a base da educação do SINASEFE e do ANDES-SN (veja vídeo aqui).

Greve Já!

Venha para a luta unificada contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95), pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET e pelo arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa).

Construa a luta unificada e a greve! Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.