Greve Docente segue forte em seu 2º dia no IFRS

A greve das e dos docentes do IFRS seguiu com mais adesões em seu 2ºdia, no Campus Alvorada, e com uma importante reunião entre o Comando de Greve e a Reitoria do IFRS em que foi tratada a elaboração de uma minuta de Termo de Acordo entre as partes.

O 2º dia da greve docente no IFRS teve uma importante reunião no Campus Alvorada, onde as professoras e os professores organizaram o movimento no campus, construindo em consenso a ideia de finalizar o trimestre do médio integrado, nesta semana, antes de iniciar o movimento paredista.

Com isto foi definido que as e os docentes do Campus Alvorada irão manter as atividades entre quarta e sexta-feira, aproveitando para dialogar com as e os estudantes sobre a pauta do movimento. Depois deste diálogo, foi deliberado que professoras e professores de Alvorada vão aderir à greve a partir da segunda-feira, 30/5.

Reunião com a Reitoria

Na manhã desta terça, 24, foi realizada uma reunião com a Reitoria do IFRS em que estavam presentes o Reitor, Júlio Heck, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton Figueiredo, e o Diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerin. Pelo comando de greve do SINDOIF estavam presentes Manuela Finokiet (Campus Alvorada), Claudio Fernández (Campus Canoas), Rafael Brinkhues (Campus Viamão) e André Martins (Campus Porto Alegre). A reunião contou com a participação do SINASEFE BG que terá assembleia geral em 01/06 para avaliar proposta de deflagração de greve.

Na pauta sobre a greve, a reunião construiu um encaminhamento para elaboração de um Termo de Acordo entre comando de greve a a gestão do IFRS. A ideia central é elaborar uma minuta que disponha sobre as atividades essenciais e que possa consolidar em um documento único o compromisso de recuperação integral das atividades acadêmicas. O Diretor de Gestão de Pessoas do IFRS, Marc Emerin, irá apresentar uma proposta de texto que será encaminhado, pelo Comando de Greve do SINDOIF, para contribuições e deliberação da base. Após consolidar o documento, este será assinado pela Reitoria do IFRS e pelo Comando de Greve Docente do SINDOIF.

Agenda da Greve

Nesta quarta-feira, 25, o Comando de Greve estará no Campus Rolante em uma atividade agendada para iniciar às 13h30min. Na quinta-feira, 26/5, haverá Assembleia Geral Docente Híbrida, com a parte presencial ocorrendo no Auditório do Campus Restinga , a partir das 16h30min.

Venha para a luta unificada contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95), pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET e pelo arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa).

Construa a luta unificada e a greve! Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.