Docentes em greve recebem apoio da Câmara Municipal de Viamão

As professoras e os professores do Campus Viamão do IFRS, em greve desde 23 de maio, entregaram na quinta, 2, uma carta aos Vereadores do Município com a pauta de reivindicações do movimento de servidoras e servidores federais.

Como parte da agenda de atividades elaborada para a 2ª semana de greve docente, as professoras e os professores do Campus Viamão foram até a Câmara Municipal e entregaram uma carta contendo a pauta do movimento. A Carta Aberta aos Vereadores e Vereadoras de Viamão traz um breve histórico da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, do IFRS e do Campus Viamão, demarcando a importância das ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas através da unidade de educação federal no município.

A carta traz as principais reinvindicações do movimento unificado de servidoras e servidores federais e aponta a importância da valorização da educação pública produzida pelo Campus Viamão no âmbito local. O documento foi entregue aos Vereadores e Vereadoras na tarde desta quinta-feira, 2 de junho, quando foi lido na íntegra pela Vereadora Fátima Maria (mandato coletivo – PT), a partir da tribuna.

O documento recebeu o apoio em plenário dos Vereadores Roni Bella (PSD), Willian Pereira (PTB), Alex Boscaini (PT), Dedo Machado (MDB) e do Vereador Prof. Igor Bernardes (PL), que fez o registro como Presidente da Câmara Municipal de Viamão.

A manifestação de apoio às pautas apresentadas por professoras e professores do Campus Viamão foi unânime entre as e os parlamentares presentes, sem qualquer manifestação de rejeição por parte dos integrantes do Poder Legislativo do Município.

📌 Pela imediata revogação da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 (teto dos gastos);
📌 Pela recomposição salarial emergencial de 19,99% para todas as categorias dos SPF;

📌 Pelo arquivamento da proposta de reforma administrativa (PEC 32) no Congresso.

📝 Defender a educação pública! Essa é nossa escolha para o Brasil.