Parlamentares de Canoas recebem docentes em greve

Docentes em greve do Campus Canoas estiveram na Câmara Municipal de Vereadores da cidade para dialogar com parlamentares e levar a pauta do movimento, com destaque para a defesa da Rede Federal, do IFRS e da educação pública.

Na terça, 7, docentes do Campus Canoas foram até a Câmara Municipal de Vereadores para dialogar com os e as parlamentares da cidade. Em contato com as vereadoras Maria Eunice Dias Wolf e Vani Piovesan (ambas da bancada do PT) foi possível apresentar a pauta de reivindicações do movimento e relembrar as parcerias do instituto federal com a comunidade do município.

A vereadora Vani recordou seus tempos de militância na Assufrgs Sindicato e a vereadora Maria Eunice comentou sua trajetória em parceria com colegas do Sinasefe IFSul, nos tempos do antigo CEFET Pelotas. Já Taciane Barcellos Rosa, assessora parlamentar, relembrou sua participação como aluna da UFRGS durante a grande greve de 2012.

Os integrantes do comando de greve docente contextualizaram para as parlamentares a situação orçamentária do IFRS e do Campus Canoas, destacando a precarização do trabalho e da infraestrutura em tempos recentes, a redução dos auxílios estudantis, a eliminação de cargos na carreira dos técnico-administrativos em educação, entre outras mazelas deste período de desmanche da educação pública e de descaso com a ciência.

As parlamentares se comprometeram em apoiar o movimento e denunciar o descaso do governo federal com a educação pública, usando o tempo de fala do expediente na Câmara Municipal. Seguimos na luta com ênfase para a pauta unificada e os seguintes pontos:

📌 Imediata revogação da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 (teto dos gastos);
📌 Recomposição salarial emergencial de 19,99% para todas as categorias dos SPF;

📌 Arquivamento da proposta de reforma administrativa (PEC 32) no Congresso.

📝 Defender a educação pública! Essa é nossa escolha para o Brasil.