Filme ‘Abraço’ encanta o público em Alvorada

Como parte das atividades da greve docente no IFRS, o diretor do filme “Abraço – a única saída é lutar”, DF Fiuza, participou de duas sessões de cinema seguidas de debate no Campus Alvorada.

O cineasta baiano DF Fiuza esteve em Alvorada à convite do ANDES-SN e do SINDOIF – Seção Sindical no IFRS. Veio para duas sessões de exibição do seu longa-metragem “Abraço”, finalizado e lançado em 2020, o primeiro filme financiado por organizações sindicais no Brasil.

O filme retrata episódios que ocorreram no estado de Sergipe, em 2008, quando uma ação na justiça pretendia retirar o direito à progressão na carreira de professoras e professores do ensino básico. O cenário de luta de educadores públicos foi reconstruído a partir de uma personagem de ficção, Ana Rosa – professora, mãe e dirigente sindical.

Da exibição em Alvorada participaram docentes, técnicos-administrativos em educação e muitos estudantes que lotaram o auditório do campus. A 1ª sessão iniciou às 14h30min da quarta, 8, e teve presença de professores e estudantes da Escola Estadual Senador Salgado Filho e da Escola Estadual João Goulart, além do SIMA, sindicato que representa os trabalhadores e as trabalhadoras do município.

Uma segunda sessão foi realizada no turno da noite, tendo iniciado às 19h para atender um público de trabalhadoras e trabalhadores e de estudantes que não conseguiram participar da sessão no turno da tarde. O cineasta DF Fiuza autorizou o SINDOIF a reproduzir o filme “Abraço” em cada campus da base. Assim que possível, iremos agendar as exibições nos demais campi. Fique com algumas imagens da atividade no Campus Alvorada.