ANDES-SN indica deflagrar greve nacional em 27 de Junho

A reunião do Setor das Federais do ANDES-SN ocorrida em Brasília/DF no sábado, 11, aprovou indicativo de deflagração de greve nacional da categoria docente a partir da última semana de junho e uma proposta de Ocupa Universidades, Institutos Federais e CEFET a ser construída com as entidades estudantis.

As seções sindicais do ANDES-SN estiveram reunidas durante o sábado, 11, na capital federal para debater a construção da greve da educação. O comando de greve do SINDOIF esteve representado pela Profª Vanessa Gatteli, do Campus Viamão, que também irá compor a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN entre 13 e 15 de junho.

Após os debates, a reunião do Setor das Federais apontou a necessidade de definir uma data para deflagração da greve docente na base do ANDES-SN, tendo em vista que apenas as professoras e os professores do IFRS e da UFPA estão em greve neste momento.

Por maioria definiu-se aprovar indicativo de deflagração de greve para 27 de junho, antecedido por uma rodada de assembleias gerais entre 20 e 24/6, seguida de nova reunião do Setor das Federais no sábado, 25/6.

A data de 27 de junho será submetida à FASUBRA, tendo em vista a construção de uma Greve da Educação Federal. A base da FASUBRA está em greve na UFMG, na UFVJM e no CEFET/MG. O SINASEFE encontra-se em greve desde 16 de maio e, segundo dados atualizados, são 11 seções sindicais em greve e outras 5 com greve aprovada para iniciar nos próximos dias.

Agenda do ANDES-SN

A reunião do Setor das Federais do ANDES-SN aprovou a agenda de lutas conforme segue.

📌 [20 até 24/6] Rodada de assembleias gerais nas instituições federais
📌 [25/6] Reunião do setor das federais do ANDES-SN em Brasília/DF
📌 [27/6] Deflagração da greve nacional docente do ANDES-SN
📌 [27 até 29/6] Ocupa Universidades, Institutos Federais e CEFET
📌 [04 até 07/7] Semana de Luta contra os Cortes em Brasília
📌 [05/7] Dia Nacional de Luta em Defesa das Estatais

Demais encaminhamentos da reunião do setor das federais de sábado, 11/6:

– Que as seções sindicais do ANDES-SN manifestem apoio ao IFRS e a UFPA que estão em greve;
– Organizar plenárias regionais entre as seções sindicais no sentido de mobilizar para construção de agenda unitária de luta e de greve;
– Produzir outdoors e outras peças de comunicação visual em defesa da educação e dos serviços públicos em todos os estados e materiais diversos para intensificar essa luta;
– Construir a greve da educação com FASUBRA e SINASEFE.

Agenda da 4ª Semana de Greve no IFRS

A greve docente no IFRS entra em sua 4ª semana com uma agenda concentrada em apenas 3 dias, por conta do feriado de corpus christi. A principal atividade da semana irá ocorrer na capital federal, quando todas as categorias do serviço público e as entidades estudantis irão realizar um Ocupa Brasília na terça-feira, 14.

As professoras e os professores do IFRS estarão representados na capital federal pelos colegas Manuela Finokiet, Felipe Bragagnolo e Marcos Machry, do Campus Alvorada, e pela colega Vanessa Gatteli, do Campus Viamão. Em todo país, seções sindicais preparam caravanas à Brasília para pressionar contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos e pela recomposição salarial de todas as categorias do serviço público federal.

Segue o detalhamento da agenda unificada de 13 até 15/6:

📌 [13/6] Roda de conversa no Campus Rolante – 14h
📌 [14/6] Ocupa Brasília/DF – todo dia
📌 [14/6] Ato público na praça da Igreja Matriz em Viamão – 14h
📌 [14/6] Recebimento da moção de apoio da Câmara de Vereadores de Viamão – 16h
📌 [15/6] Assembleia geral no Campus Porto Alegre – 15:30h
📌 [15/6] Ato na rodoviária de Porto Alegre – 17h

Confira, ainda, as atividades da agenda de seu campus com o Comando Local de Greve. Participe a construa a luta unificada e a greve. Venha lutar em um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Junte-se ao ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.