IFRS e SINDOIF assinam termo de acordo de greve

Nesta sexta-feira, 1º de julho, a Reitoria do IFRS e o SINDOIF assinaram o termo de acordo referente a greve docente de 2022, em encontro na sede do sindicato.

O Prof. Júlio Heck, Reitor do IFRS, esteve presente na sede do SINDOIF – Seção do ANDES-SN, na tarde desta sexta-feira, 1º, para formalizar a assinatura do Termo de Acordo de Greve entre a instituição e o sindicato.

A minuta do termo de acordo havia sido aprovada na assembleia geral docente no Campus Alvorada, ocorrida na sexta-feira anterior, 24 de junho, por unanimidade entre as e os presentes, a partir de proposta apresentada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da instituição.

Representando o sindicato estiveram presentes os integrantes do Comando da Greve Docente de 2022, André Martins (Campus Porto Alegre), Claudio Fernández (Campus Canoas) e Vanessa Gatelli (Campus Viamão).

A assinatura do Termo de Acordo de Greve 2022 marcou a última atividade externa do comando de greve, que agora deverá elaborar e apresentar relatório para a base docente do IFRS. O termo de acordo prevê a reposição das aulas referentes ao período da greve, que durou 38 dias, em conformidade com a legislação vigente e como havia sido apontado no Ofício de deflagração de greve (leia aqui).

Nesta reunião o Prof. Júlio informou, ainda, que tramita na Câmara Federal uma proposta de emenda constitucional, PEC nº 96 de 2019, que prevê vedar a possibilidade de contingenciamento e de cortes em recursos orçamentários da educação. A proposta, de autoria da Deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS) foi pautada na semana passada na CCJ e a votação estava empatada quando foi interrompida por um pedido de vista. A votação deverá ser retomada na próxima quarta-feira, 06/7, com possibilidade de aprovação da proposta na comissão.

O Reitor do IFRS pediu que o ANDES-SN ajude no convencimento de parlamentares para viabilizar a aprovação da PEC 96 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal na próxima semana. Justamente entre 4 e 7 de julho irá ocorrer a Semana de Lutas em Brasília/DF, convocada pelo ANDES-SN. O SINDOIF estará presente e representado pelo Prof. Cleiton Oliveira, do Campus Alvorada, que irá compor a Comissão Nacional de Mobilização (CNM).

Construa a luta contra os cortes na educação. Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.