XXIII Encontro Regional do ANDES será em Osório

Em 23 e 24 de setembro o Campus Osório do IFRS vai receber o XXIII Encontro Regional do ANDES-SN no RS, com o tema “Pela afirmação das liberdades democráticas e pelo direito pleno à educação”.

A cidade de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, será palco para o XXIII Encontro da Regional RS do ANDES-SN, com o tema “Pela afirmação das liberdades democráticas e pelo direito pleno à educação”. O evento vai ocorrer nos dias 23 e 24 de setembro, no IFRS Campus Osório e terá ampla programação.

A organização do encontro contou com uma comissão, formada por professores e professoras de diversas seções sindicais gaúchas. “Consideramos necessário aprofundar e qualificar a nossa reflexão sindical sobre a conjuntura que nos rodeia, a qual combina de forma perversa e ameaçadora vários fatores. De um lado, temos um governo que não assume o Estado Democrático de Direito e, ao contrário, o ataca constantemente, promovendo discursos e incitações a um autogolpe e ao desrespeito pelos legítimos processos democráticos”, destaca o convite do XXIII encontro Regional realizado pela comissão e a regional RS do ANDES-SN.

Ainda segundo a comissão, este evento se torna ainda mais importante na atual conjuntura do nosso país. “Por outro lado, sofremos ataques sistemáticos à educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, quer por reitores interventores, quer pelos cortes orçamentários, ou, ainda, pela ameaça de modalidades de ensino remotos, que tendem a precarizar ainda mais as instituições de ensino federais e o Estado Social previsto na constituição de 1988”.

Programação

Está previsto para às 19h da sexta-feira, dia 23 de setembro, a mesa de abertura do XXIII Encontro Regional/RS. Logo após o início dos trabalhos, às 19h30min, vai ocorrer a Mesa 1, que terá como pauta “Aprofundar e radicalizar a democracia”. Compõem a mesa os professor Luiz Henrique Schuch (Adufpel), Prof. Leonardo Silva Andrada (ICH/UFJF), a professora Letícia de Faria Ferreira (UNIPAMPA – Campus Jaguarão) e o Prof. Manoel Porto Junior (IFSulRiograndense). A mediação ficará por conta da professora Manuela Finokiet (Regional/RS-IFRS).

Já no segundo dia do evento,  sábado, 24 de setembro, a programação começa às 9h com a Mesa 2 “Afirmar o direito pleno à educação”. O professor da UFMG, Gustavo Seferian e a professora da UFSM, Márcia Paixão vão debater o tema. A mediação fica com o professor da FURG, e integrante da Regional RS do ANDES-SN, Cesar Beras.

Já no turno da tarde, a última atividade do dia e do evento será a “Plenária final (organização e mobilização geral)”. O painel será às 14h, e contará com os(as) representantes das seções sindicais que compõem a Regional RS, APROFURG, SINDOIF, ADUFPEL, SEDUFSM, SESUNIPAMPA e ANDES/UFRGS.

Inscrições

Estão convidados(as) todos os(as) professores(as), independentemente de sindicalização, que quiserem participar do XXIII Encontro da Regional RS do ANDES-SN em Osório. As inscrições estão abertas de forma online, no endereço http://tinyurl.com/rsandesencontro e são gratuitas.

Comissão de organização

A organização do evento ficou a cargo dos(as) professores(as) Cesar Beras (Regional RS do ANDES-SN), Claudio Fernández (SINDOIF), Cristiane Simões (APROFURG) e Cristina Carvalho (ANDES/UFRGS).

Sindicato é pra lutar, não para assistir. Sindicalize-se online aqui.