Caminhada e ato popular marcam a luta no 7 SET

No bicentenário do grito do colonizador, atos populares aconteceram nas ruas e praças de todo país para fortalecer a mobilização pela derrota de Bolsonaro e para perguntar: independência para quem?

Em Porto Alegre o 28º Grito dos Excluídos e das Excluídas aconteceu no Bairro Partenon, na manhã de 7 de setembro. Movimentos populares e religiosos, organizações sindicais e estudantis, além de partidos políticos, marcaram presença desde 9h na concentração em frente a Igreja São José do Murialdo.

As organizações sindicais e estudantis da UFRGS, UFCSPA e IFRS estiverem presentes a partir de uma ação coletiva que viabilizou transporte solidário para o ato, com participação da ASSUFRGS Sindicato, da Seção do ANDES-SN na UFRGS, do SINDOIF, do DCE UFRGS e do DCE UFCSPA (leia mais aqui).

Foram viabilizados recursos, a partir das entidades sindicais, para o deslocamento de estudantes desde cidades da região metropolitana até a Estação Mercado do Trensurb, no centro da capital. Dois ônibus, um deles locado pela ASSUFRGS e outro pelas seções sindicais do ANDES, levaram estudantes, técnico-administrativos em educação, docentes e comunidade externa, desde o centro até o Partenon.

Em uma caminhada pelo bairro (vide imagem abaixo), as e os manifestantes fizeram um trajeto que culminou na Praça Francisco Alves, onde houve um ato de encerramento e partilha de alimentos – desde quentinhas que foram servidas aos manifestantes até doação de arroz orgânico produzido pelo MST no estado.

Seguem alguns momentos do Grito dos Excluídos e das Excluídas em Porto Alegre. Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se no ANDES-SN.