Construir a vitória de Lula para derrotar Bolsonaro

Passado o 1º turno das eleições gerais de 2022 é fundamental construir a derrota do governo da morte em 30 de outubro. O SINDOIF declara apoio a Lula nas urnas e conclama as professoras e professores do IFRS para construir a derrota de Bolsonaro nas ruas.

DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS

Seguindo a deliberação do 40º Congresso do ANDES-SN, ocorrido em março de 2022, que convocou as e os docentes para “derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas“, o SINDOIF – Seção do ANDES no IFRS, declara apoio à candidatura de oposição ao governo da morte no 2º turno da eleição presidencial, que irá ocorrer em 30 de outubro.

É fundamental construir a vitória de Lula no 2º turno, como tarefa inadiável do enfrentamento ao fascismo no Brasil. Durante muitos anos vamos conviver com a política implementada a partir do golpe parlamentar e midiático de 2016 e aprofundada fortemente nos últimos 4 anos. A derrota eleitoral de Bolsonaro, no entanto, é parte fundamental para iniciar a superação da política do ódio e da morte no Brasil.

Não se trata de ter ilusão sobre as possibilidades que se abrem com um futuro governo, pois sabemos que levará tempo e custará muita pressão popular alcançar a plena revogação de todo o entulho autoritário e dos retrocessos políticos do período recente, em especial nos direitos da classe trabalhadora, perpetrado tanto pela máfia de Temer quanto pela familícia de Bolsonaro, sempre com o apoio de um Congresso Nacional que, infelizmente, não melhorou muito sua composição neste 2 de outubro.

Contudo, não temos a menor dúvida de que, do ponto de vista da classe trabalhadora, há profundas diferenças entre as possibilidades de um governo de Frente Ampla, como propõe Lula, quando comparado ao atual governo que está firmemente comprometido com ataques e retirada de direitos das trabalhadoras, dos trabalhadores e do povo pobre.

Sabemos que, mesmo derrotado eleitoralmente, o bolsonarismo não sumirá de cena, continuará sendo uma ameaça política à classe trabalhadora nos anos que virão, e seguirá sendo uma ameaça à vida das mulheres, negros e negras, indígenas, LGBTQIAP+ e de todo nosso povo, enquanto não seja desarmado e superado.

Para iniciar o processo de superação do bolsonarismo temos uma tarefa inadiável neste 2º turno eleitoral: construir a vitória nas ruas até o dia das eleições e eleger Lula para derrotar Bolsonaro.