Plenária define agenda do ato contra os cortes em Porto Alegre
A Plenária da Educação Federal ocorrida na Faced/UFRGS na quinta, 13, definiu a programação das atividades para o Ato contra Os Cortes e em Defesa da Educação Pública de 18 de outubro.
A plenária reuniu entidades estudantis e sindicais de diferentes instituições federais de ensino do RS e contou com a participação da UNE, UEE, DCE da UFRGS, DCE da UFCSPA, APG da UFRGS, ASSUFRGS, ANDES/UFRGS, ADUFPEL, SINDOIF, ATU e ADUFRGS. Participou da plenária, ainda, uma representação do Campus Santo Antônio da Patrulha da FURG.
Nas falas das entidades foi ressaltada a importância do ato de 18/10 no contexto da construção da derrota de Bolsonaro nas ruas e, em 30/10, nas urnas. Após as intervenções dos representantes das entidades, foi aberta uma rodada de 15 falas da plenária para construir as atividades do Dia Nacional de Luta – 18 de outubro – na capital gaúcha.
Houve consenso da importância de se construir concentrações nas 3 instituições federais de ensino que possuem campus no Centro Histórico de Porto Alegre. Ao final, foi estabelecido a seguinte programação:
UFCSPA: concentração a partir das 14h e, depois, caminhada até o IFRS Campus Porto Alegre;
IFRS: concentração a partir das 15:30h no Campus Porto Alegre e depois caminhada até a UFRGS;
UFRGS: concentração a partir das 17:30h no pátio junto à Faced.
Desta forma a ideia é marcar o dia nacional de luta contra os cortes nas diferentes instituições federais de ensino da capital gaúcha, contextualizando seus problemas específicos e apontando a importância da recomposição do orçamento tanto das universidades quanto dos institutos federais.
A concentração final na UFRGS aponta, ainda, a luta contra as intervenções do governo Bolsonaro nas universidades federais e sua necessária superação pelo voto em Lula no 2º turno das eleições presidenciais.
O SINDOIF irá disponibilizar, com o apoio do ANDES-SN, ônibus e alimentação para os e as estudantes dos diferentes campi do IFRS na região metropolitana.
Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se no ANDES-SN e venha lutar em 18 de outubro. Eleger Lula e derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas.