Sindicatos realizam ato para lembrar dos ataques do 8J

Em 08 de janeiro de 2024, em frente ao SindBancários na capital gaúcha, foi realizado um ato para marcar o 1º ano da tentativa de golpe de estado dos bolsonaristas.
O SindoIF foi representado por seu secretário-geral, Prof. Stefan Bonow (Campus Restinga), e o ANDES-SN foi representado pelo colega do IFRS, Prof. Claudio Fernández (Campus Canoas), 2º tesoureiro da Regional RS.
A atividade foi convocada para ocorrer no auditório do Sindicato dos Bancários, mas devido a presença de um público significativo, foi transferida para a Rua General Câmara (antiga Rua da Ladeira), com concentração em frente a sede do SindBancários. O ato na rua ocorreu na esquina da Rua dos Andradas com a General Câmara.
O 8 de Janeiro de 2023 foi marcado pela invasão e depredação do Congresso, STF e Palácio do Planalto por hordas fascistas que defendiam uma intervenção militar para recolocar no poder o candidato derrotado nas eleições de 2022. Os ataques de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília, levaram à prisão ao menos 1.430 pessoas no último ano, de acordo com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nosso sindicato defende que os e as responsáveis por financiar e executar as ações do 08/01/2023 sejam devidamente julgados e condenados, sem direito à anistia.