Assembleia de greve vota a proposta do ANDES
A assembleia de professoras e professores grevistas do IFRS apreciou e votou a contraproposta elaborada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN na tarde de terça, 30.
O encontro fez parte de uma rodada de assembleias que está ocorrendo em todas as instituições federais de ensino em greve da base do ANDES Sindicato Nacional, entre 29/4 e 03/5.
Como parte do método de construção e debate pela base, a contraproposta do CNG deve ser apreciada por docentes em cada instituição em greve antes de ser apresentada ao governo federal.
Na base do IFRS nos campi da mesorregião metropolitana de Porto Alegre, a proposta foi aprovada com modificações e foi enviada para consolidação final do CNG em Brasília. O consolidado final será apresentado ao governo federal como contraproposta do ANDES-SN, construída por toda a base de professoras e professores em greve.
No ANDES-SN não há a possibilidade do envio de uma proposta da Direção Nacional, ou mesmo do Comando Nacional de Greve, sem que a mesma tenha passado pela avaliação de docentes em cada instituição que constrói a greve da educação federal em todo país, em assembleias abertas e com direito a voz e voto para toda a categoria, independentemente de vínculo sindical.
Nesta quarta, 1º de maio, a base do SindoIF Seção Sindical passou a compor o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, com a participação da Profª Catia Gemelli, do Campus Porto Alegre. A professora Catia irá ficar por uma semana em Brasília e, na sequência, será substituída pelo Prof. André Luís Pereira, do Campus Viamão, que irá compor a CNG por igual período. Após o retorno do professor André, caberá ao Prof. Stefan Bonow, do Campus Restinga, a tarefa de representar as e os grevistas do IFRS no CNG em Brasília.