Assembleia decide pela continuidade da greve

A assembleia docente das professoras e professores do IFRS em greve, reunida em 29 de maio, deliberou pela continuidade e pelo fortalecimento do movimento paredista, apontando encaminhamentos para a luta na 1ª semana de junho.

A assembleia iniciou com o ponto de informes a partir da manifestação do representante da base no Comando Nacional de Greve (CNG do ANDES-SN), Prof. Stefan Bonow (Campus Restinga), que relatou os desdobramentos da mesa de negociação de 27 de maio, quando ANDES-SN e SINASEFE apresentaram contrapropostas ao governo federal, e a assinatura de termo de acordo entre o governo federal e a federação cartorial Proifes, ocorrida na mesma data (saiba mais aqui).

Pelo Comando Local de Greve (CLG), os informes foram apresentados pelo Prof. André Martins (Campus Porto Alegre), que relatou a suspensão judicial da assinatura do termo de acordo entre o governo e a federação cartorial Proifes, a partir de decisão da justiça federal do Sergipe. Na noite de sexta-feira (31), a Justiça de Sergipe acatou o pedido da ADUFS (Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Sergipe) para antecipar a tutela e, assim, suspender o acordo nacional assinado entre o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e a federação cartorial Proifes, entidade que não representa a base docente na ampla maioria das instituições federais de ensino do país (ouça e veja aqui).

Os informes do CLG foram complementados pelo Prof. Claudio Fernández (Campus Canoas), que relatou o encaminhamento à assessoria do Ministro Paulo Pimenta de ofício assinado pelo SINDOIF e por diversos sindicatos gaúchos, solicitando a atenção do governo para pleitos de servidores e servidoras federais atingida(o)s pela catástrofe das enchentes no RS (leia aqui).

Na sequência foi aberto o ponto de pauta sobre avaliação da mesa de negociação e encaminhamentos da greve. Todas as manifestações de professoras e professores foram em defesa da proposta de continuidade da greve, apresentando encaminhamentos para a 1ª semana de junho que será aberta com a realização da mesa de negociação entre governo e docentes na tarde da segunda-feira, 03.

A assembleia encaminhou as seguintes deliberações, todas por unanimidade entre as e os presentes:

1. Continuidade e fortalecimento da greve.
2. Realização de atividade em 03 de junho no IFRS Campus Osório, em conjunto com o ANDES/UFRGS e colegas do Campus Litoral Norte da UFRGS.
3. Fortalecimento das ações de solidariedade e apoio às pessoas atingidas pelas enchentes no RS.
4. Fortalecimento do apoio às pautas das e dos colegas técnico-administrativos em educação.
5. Indicação, pelo CLG, de professora ou professor da base que possa substituir o colega Stefan Bonow junto ao CNG do ANDES-SN a partir de 05 de junho.
6. Agendamento de nova assembleia geral docente para 06 de junho (quinta-feira).

A orientação para os professores e as professoras é intensificar, desde já, a mobilização nas redes sociais, comentando todas as postagens do governo e suas figuras públicas – em especial Lula, Janja, Camilo Santana, Esther Dweck, Fernando Haddad, Simone Tebet. No dia 3 de junho, a partir das 13h, ocupar as já citadas redes sociais com as seguintes palavras-de-ordem:

#grevecontinua

#educaçãofederalemgreve