Assembleia geral encerra a greve docente no IFRS

Assembleia geral das professoras e dos professores em greve no IFRS definiu a data de 1º de julho para retorno das atividades acadêmicas, após o ANDES-SN, a FASUBRA e o SINASEFE assinarem termo de acordo com o governo federal.

Na quinta-feira, 27, o governo federal representado pela ministra de gestão dos serviços públicos, Esther Dweck, e pelo ministro da educação, Camilo Santana, realizou ato formal de assinatura do termo de acordo de greve com as entidades verdadeiramente representativas de docentes e técnico-administrativos em educação, ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE.

Diferentemente da assinatura do acordo com a entidade para-governamental Proifes, ocorrido exatamente um mês atrás, em 27 de maio, que foi realizado às escondidas e sem participação de ministros de estado, o ato formal de assinatura de acordo com as organizações sindicais que estiveram à frente da greve da educação federal em 2024 ocorreu de forma aberta, pública, como devem ser os atos que envolvem sindicatos que possuem delegação real de suas bases e representantes da administração pública que prezam pelos princípios constitucionais da transparência e da publicidade.

O termo de acordo docente foi assinado por Gustavo Seferian, presidente do ANDES-SN, e por Artemis Martins, coordenadora-geral do SINASEFE. Leia no link a seguir o termo assinado (Termo de Acordo Nº 10-2024).

Ainda na quinta-feira, 27/6, a assembleia geral das professoras e dos professores em greve do IFRS deliberou pelo encerramento imediato do movimento paredista e indicou a data de 1º de julho para o retorno às atividades docentes. No dia seguinte, 28/6, o Prof. Claudio Fernández (Campus Canoas), atual presidente do SINDOIF, assinou com o Reitor do IFRS, Prof. Júlio Heck, o termo de encerramento de greve, em atividade que contou, ainda, com a participação de nossa entidade parceira, o SINASEFE Bento Gonçalves – que foi representado por sua coordenadora-geral, Lissandra Lazzarotto.

Na sequência, o SINDOIF enviou o ofício nº 12/2024, ao Reitor, às Diretoras-Gerais e aos Diretores-Gerais dos campi da base, informando a decisão de retorno em 1º de julho de 2024 (leia o recebido do Reitor aqui).

De imediato, o Comando Local de Greve (CLG) passará a atuar como comando de mobilização de nossa seção sindical, com a tarefa de realizar e publicar o Relatório da Greve Docente de 2024 no IFRS. Segue um Boletim da greve com um breve histórico do movimento e principais conquistas.