Governo confirma ao ANDES-SN que negocia compra de prédio para o IFRS Campus Viamão

Em 16 de setembro a SETEC encaminhou resposta ao ANDES-SN sobre a moção enviada pelo sindicato ao Gabinete da Presidência da República e que solicitava apoio à aquisição de sede própria para o IFRS Campus Viamão.

A moção de apoio para a sede própria do Campus Viamão foi proposta pelo delegado do SINDOIF ao 67º Conad do ANDES-SN, Prof. Claudio Fernández, e aprovada por unanimidade em 28 de julho de 2024, na cidade de Belo Horizonte/MG (vide aqui).

A moção foi encaminhada ao Gabinete da Presidência da República em 6 de agosto e enviada pelo gabinete do presidente Lula ao MEC em 14 de agosto (leia aqui).

Na última segunda-feira, 16 de setembro, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) enviou a resposta ao ANDES Sindicato Nacional, através da Nota Técnica nº 113/2024, conforme o inteiro teor reproduzido a seguir.

Na Nota Técnica 113/24, a SETEC/MEC confirma que está “em fase de tratativas avançadas” pelo prédio pertencente a PUC-RS no município de Viamão. E que “a implantação de sede própria do Campus Viamão está validado no Novo PAC”.

A comunidade do Campus Viamão luta pela garantia de uma estrutura própria para a unidade acadêmica do IFRS há mais de uma década. Um dos momentos marcantes dessa luta foi a aprovação de outra moção, em 2022, na Câmara de Vereadores de Viamão, por unanimidade entre as e os integrantes do parlamento municipal, a partir da mobilização dos e das docentes em greve (lembre aqui).

Seguiremos acompanhando o processo de implantação da sede própria do Campus Viamão e lutando junto com as professoras e professores pela melhoria de condições de infraestrutura e de trabalho em todas as unidades do IFRS.

Sindicato é pra lutar, não para assistir. Sindicalize-se no ANDES Sindicato Nacional.