SINDOIF participa do 43º Congresso do ANDES-SN em defesa da educação pública e da valorização docente

Por sindoif

O SINDOIF marcou presença no 43º Congresso do ANDES-SN, um espaço fundamental para o debate e a defesa da educação pública, dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores e da valorização da docência.

Com o tema “Dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”, o Congresso promoveu uma semana de debates intensos voltados à defesa e ampliação dos direitos da categoria docente, além do fortalecimento da mobilização contra o neoliberalismo. A agenda do evento contou com diálogos políticos, manifestações simbólicas e deliberações estratégicas para o movimento sindical e docente. Além das discussões sobre carreira e da aprovação dos planos de lutas geral e dos setores, o Congresso também contou com manifestações em defesa de pautas sociais, como a luta antirracista, a visibilidade trans e a defesa dos povos indígenas.

 

A partir da esquerda: Adriana Silvester Quadros, Claudio Enrique Fernández Rodríguez, André Rosa Martins e Jaqueline Russczyk

 

Representando nossa categoria, Jaqueline Russczyk (delegada de base), Claudio Enrique Fernández Rodríguez (delegado da direção), Adriana Silvester Quadros e André Rosa Martins (suplentes/observadores) acompanharam de perto as discussões e contribuíram para o fortalecimento da luta coletiva.

 

🔻Carta de Vitória
A secretária-geral do ANDES-SN, Fran Rebelatto, leu a Carta de Vitória, registrando os princípios e decisões do 43º Congresso. O documento destaca preocupações com a extrema direita global e críticas ao governo Lula-Alckmin pelo descumprimento de acordos da greve de 2024. A mobilização sindical seguirá exigindo recomposição salarial, rejeição à reforma administrativa e defesa dos direitos de aposentadoria.

 

🚩A cidade de Salvador foi aprovada como sede do 44º Congresso. A organização do evento ficará a cargo do coletivo de docentes da UFBA, contando com o apoio da Regional Nordeste 3 e da Diretoria Nacional do ANDES-SN.

 

O professor Claudio falou sobre a importância do Congresso:

‘’Em relação ao fato de ser um congresso eleitoral, ficou evidente o compromisso com o ANDES-SN das diferentes forças que se apresentam para o pleito. As falas de apresentação das 4 chapas tiveram mais pontos em comum que divergências o que, ao meu ver, mostra a força do sindicato. Em relação às resoluções, foram muitas (cerca de 80, com cerca de 1000 itens de votação) que foram apreciados por mais de 400 delegadas e delegados (e um total de 700 participantes). Essas resoluções balizarão a política do ANDES-SN dos próximos anos.”

 

O SINDOIF agradece a todos os membros da delegação que representaram nossa categoria no 43º Congresso do ANDES-SN. Seguimos juntas e juntos!

Compartilhe nosso conteúdo