Assembleia geral aprova indicativo de greve pela vida e paralisação em 19/5

Assembleia geral docente do SindoIF realizada em 11 de maio aprovou por unanimidade o indicativo de greve pela vida, caso o retorno presencial ocorra antes da imunização de servidores, servidoras e estudantes. Saiba mais.

Com a defesa da proposta de retorno presencial só com vacina no braço, a assembleia geral dos professores e professoras do IFRS nos campi da mesorregião metropolitana de Porto Alegre aprovou, por unanimidade entre o(a)s presentes, o indicativo de greve pela vida proposto pelo ANDES Sindicato Nacional.

O debate apontou as diferentes possibilidades tendo em vista o cenário da pandemia da Covid-19 e a eventual aprovação do PL 5595/20, que prevê o retorno presencial independentemente da imunização de trabalhadores e trabalhadoras da educação e de estudantes.

A aprovação do indicativo de greve pela vida, caso o governo force o retorno presencial sem imunização, será levado para a reunião conjunta de setores do ANDES-SN em 14/5, sexta, pelos professores Claudio Fernández, do Campus Canoas, e André Martins, do Campus Porto Alegre, designados para representar o SindoIF SSind na reunião do Sindicato Nacional.

A assembleia geral aprovou, ainda, o indicativo de Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, convocado pelo ANDES-SN para ocorrer em 19 de maio, com paralisação das atividades remotas. A Reitoria do IFRS e as Direções Gerais dos 7 campi da base do SindoIF foram notificados desta decisão, nos termos da legislação vigente, através do Ofício SindoIF nº 05/21, enviado em 12 de maio. Na mesma data, recebemos a Resposta do Reitor do IFRS.

A referida assembleia geral aprovou, também, a criação de um fundo de recursos específicos que terá dotação de 25% das receitas ordinárias da seção sindical, bem como receitas extraordinárias que venham a ser captadas, para formar um Fundo de Greve, a ser gerido exclusivamente por Comando de Mobilização eleito em assembleia docente.

Após a reunião conjunta de setores do ANDES-SN que irá ocorrer na sexta, 14, a diretoria do SindoIF deverá agendar plenárias de mobilização em cada campus, em conjunto com as representações estudantis e de técnico-administrativos em educação.

Venha lutar com o ANDES-SN! Sindicalize-se aqui! Sindicato é pra lutar, não para assistir!